Caps Infantojuvenil de Lajeado completa 15 anos de atuação com mais de 10 mil atendimentos por ano

Espaço foi habilitado em 4 de junho de 2009, sendo criado a partir do ambulatório que acompanhava crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas


0
Foto: Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CapsIJ), setor vinculado à Secretaria de Saúde de Lajeado, completou 15 anos nesta terça-feira (4) com mais de 2 mil usuários que receberam acompanhamento ao longo do tempo e cerca de 10 mil atendimentos realizados a cada ano.

O espaço foi habilitado em 4 de junho de 2009, sendo criado a partir do ambulatório infanto juvenil, que acompanhava crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas. Com a existência do ambulatório, surgiu a necessidade de atender outros tipos de transtornos apresentados por crianças e de uma equipe mais completa e qualificada.

Conforme a coordenadora do CapsIJ, Naiana de Quadros, o serviço é para atendimento de casos graves, severos e persistentes da infância. “Muitas vezes na infância não fechamos diagnósticos de muitas patologias, pois as crianças estão em fase de desenvolvimento. Mas quando há sinais graves, é feito o acompanhamento para sanar e minimizar danos causados pelas patologias ao longo da vida do usuário. Os atendimentos são muito variados. Atendemos pacientes com casos leves que recebem alta ao final do tratamento, mas também temos casos que são acompanhados nos demais serviços, como o CAPS Adulto, ao longo da vida”, explica Naiana.

O CapsIJ atua com uma equipe multidisciplinar incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos psiquiátricas, terapeuta educacional, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e sociais.

Os usuários são acolhidos, seja por encaminhamento da Atenção Primária ou por procura espontânea. Depois da primeira triagem, são organizados planos terapêuticos de atendimento, seja em grupo ou individuais, com cada profissional de acordo com a necessidade do usuário. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui