Cartão de crédito não é dinheiro extra, alerta especialista

Jonas Schwingel, do canal Seja Um Holder, dá dicas de como evitar que o crédito se transforme no vilão nas finanças pessoais


0
Empresário Jonas Schwingel, do canal Seja Um Holder (Foto: Jonas de Siqueira)

No quadro Dinheiro em Pauta deste sábado (3), o empresário Jonas Schwingel, do canal Seja Um Holder, falou sobre o uso consciente do cartão de crédito e como evitá-lo se tornar um vilão nas finanças pessoais. Segundo ele, é crucial não tratar o cartão de crédito como uma extensão de renda.

Conforme dados apresentados pelo empresário, atualmente, cerca de 80% da população brasileira enfrenta algum tipo de endividamento, sendo que 60% das dívidas mais expressivas estão relacionadas ao uso descontrolado do cartão de crédito. Schwinge observa que isso se dá devido ao efeito bola de neve, onde as dívidas acumulam-se rapidamente, resultando em juros elevados e dificuldade para quitá-las.

“O juros máximo atingido, muitas vezes, chega a 100% para a população. Por isso, é preciso ter um cuidado extremo ao lidar com o cartão de crédito”, alerta Schwingel. Ele destaca a importância de passar o cartão apenas se houver dinheiro reservado para cobrir a compra, evitando assim o acúmulo de dívidas e juros excessivos.

O empresário também ressalta que existem alternativas mais inteligentes para guardar dinheiro e investir, permitindo que o consumidor possa obter o produto desejado com desconto à vista.

Outra dica valiosa compartilhada por Schwingel é a redução do número de cartões em posse, visando facilitar o controle financeiro. Ao diminuir a quantidade de cartões, o consumidor ganha maior facilidade para manter as faturas em dia, melhora seu limite de crédito e abre espaço para acessar outros benefícios oferecidos pelas instituições financeiras. JS 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui