Cartório Eleitoral de Lajeado realiza teste físico das urnas eletrônicas para eleições municipais de 2024

O teste faz parte das ações para fiscalizar e garantir o pleno funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições de outubro


1
Juliano César Cirolini (Foto: Rogerinho Schimidt)

Nesta segunda-feira (22) o Cartório Eleitoral de Lajeado realizou uma série de testes físicos das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro de 2024. Os testes visam a segurança e bom funcionamento dos equipamentos, o que amplia a transparência sobre o sistema eletrônico de votação. No geral, serão utilizadas cerca de 360 urnas nas eleições deste ano. Atualmente, o cartório conta com 249 urnas, algumas foram perdidas nas enchentes de 2023, as novas devem chegar a Lajeado nos próximos meses. O modelo das urnas das próximas eleições são do ano de 2013.

Além de Lajeado, o cartório da 29º Zona Eleitoral compreende outros sete municípios: Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Progresso, Canudos do Vale e Sério. As oito cidades, juntas, somam 93,3 mil eleitores.

A reportagem da Rádio Independente acompanhou os testes na tarde desta segunda-feira (22) e conversou com o Técnico Judiciário, Juliano César Cirolini que explicou sobre o funcionamento e objetivos dos testes. “Nos testes são verificados todos os componentes físicos em busca de identificar possíveis problemas. É inserido um programa nas urnas que testa os componentes internos durante 4h ininterruptas. As baterias também são carregadas por 6h contínuas para o ideal verificação. Ainda são testados os componetes internos como leitor da biometria, as telas e teclados. É sempre importante esses detalhes, porque com os testes a gente garante a lisura das eleições” conta Cirolini.

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.

Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

 

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui