Casos de dengue continuam crescendo, e Vale do Taquari ultrapassa 100 confirmações em 2024

Mais de 70% das confirmações são de pessoas que contraíram a doença na região


0
Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/ Acervo Fiocruz Imagens

Os casos de dengue no Vale do Taquari seguem aumentando com o passar das semanas. Conforme atualização do painel de Arboviroses, disponibilizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), nesta sexta-feira (1º) a região chegou a 103 confirmações da doença.

O número representa um aumento de 51,5% em relação aos 68 casos da última semana. Do número de confirmados, 74 (71,8%) são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do município de residência. Além disso, 769 notificações foram feitas, com 413 confirmações e 253 ainda em investigação. O Vale também tem um óbito por conta da doença. Ele aconteceu em Lajeado, e trata-se de um homem, de 76 anos, que possuía comorbidades.

O município com maior número de contaminação segue sendo Estrela, que passou de 43 pessoas na semana passada para 63, o que representa 61,1% do total dos 37 municípios atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Depois vem Lajeado, que teve sete novas contaminações e chegou a 16 (15,3%). Com nove novos casos, Teutônia chegou a 15 e vem na terceira posição.

Estado

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 10.387 casos confirmados da doença, dos quais 8.882 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Até aqui, nove pessoas já vieram a óbito por conta da doença em 2024.

Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos por dengue no ano passado.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui