Cell Broadcast: alerta de emergência vai ‘pular’ na tela do celular em sistema que será lançado até dezembro

A tecnologia entrou no radar dos brasileiros devido ao cenário de destruição das enchentes no Rio Grande do Sul


0
Foto: Reprodução/G1

O novo sistema de alerta de emergências do país, chamado Cell Broadcast, deve entrar em operação até dezembro para todos os estados das regiões Sul e Sudeste.
Até lá, o sistema deve ser testado pela Defesa Civil em dez municípios brasileiros. Muçum, no Vale do Taquari, deve estar entre eles.

O novo sistema vai emitir alertas com sons e mensagens em formato pop-up no celular – que se sobrepõem ao conteúdo exibido na tela.

O sistema vai ser operado pela Defesa Civil, que vai delimitar uma área em situação de risco para emitir o sinal. E qualquer celular compatível com cobertura dentro desse perímetro vai receber a notificação.

No final de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras implementassem o novo sistema de alertas, cuja engenharia já foi concluída. Agora, falta só o governo concluir a implementação.

Restam, no entanto, duas pendências para o lançamento: o treinamento das defesas civis e o plano de comunicação. Os dois estão sendo conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.

O sistema de cell broadcast brasileiro bebe da fonte do utilizado em países como Estados Unidos e Japão.

A tecnologia entrou no radar dos brasileiros devido ao cenário de destruição das enchentes no Rio Grande do Sul, que vive a pior tragédia ambiental e humanitária de sua história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui