Centro Regional de Oncologia conquista selo nacional de eficiência no atendimento

Qualificação junto aos órgãos de fiscalização do setor foi entregue recentemente ao Cron, sendo apresentada à comunidade nesta terça (14).


0
Diretor técnico do CRON, Dr. Hugo Schunemann destaca participação da equipe na conquista (Foto: Natalia Ribeiro)

Um marco na história de duas décadas do Centro Regional de Oncologia (Cron), localizado nas dependências do Hospital Estrela, em Estrela. Assim é definido o atual momento da instituição, que recentemente foi agraciada com a certificação da Acreditação, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). Para o diretor técnico do Cron, doutor Hugo Schunemann, “é o reconhecimento do nosso trabalho e isso, na verdade, nós estamos devolvendo para a comunidade”. A novidade foi apresentada ao público na tarde desta terça-feira (14), em coletiva no Hotel Weiand, em Lajeado.


ouça a reportagem


 

Foram quase três anos de investimentos, adaptações e melhorias no quadro de profissionais, de equipamentos e no espaço físico do Cron, para que o selo, no nível 1, com foco em segurança, fosse entregue à instituição. No Vale do Taquari, apenas o Hospital Estrela estava certificado com a Acreditação. De acordo com a ONA, são 718 entidades agraciadas no Brasil, sendo 31 no Rio Grande do Sul. O principal objetivo do programa é padronizar os atendimentos, com modernidade e eficiência, ofertando o melhor ao paciente: desde o acolhimento ao tratamento.

“Acredito que a certificação é um processo de aperfeiçoamento contínuo. É olhar para o futuro. Levamos 20 anos para chegar aqui e estamos estabelecendo as nossas bases para os próximos 20, 40 ou 60 anos, para que a instituição permaneça além das pessoas que nela atuam. Isso quer dizer que virão pessoas que darão continuidade a esse trabalho, seguindo regras éticas e de segurança, estabelecidas em manuais de atendimento e conformidade”, assinala o médico Schunemann.

Entre as mudanças realizadas com o objetivo de conquistar o selo, estão o aumento da equipe de trabalho, que hoje é composta de aproximadamente 20 profissionais; reformulação dos processos de acolhimento; desenvolvimento de um novo sistema de identificação dos pacientes, com a utilização de foto; compra de equipamentos; e aplicação de pesquisas de satisfação. A principal finalidade do processo é minimizar ou, se possível, extinguir as possibilidades de erro durante o tratamento oncológico.

A certificação tem validade prevista até 2020, quando poderá ser renovada. No entanto, o Cron passará por auditorias a cada oito meses. Por mais que o atual momento seja de felicidade e realização para o grupo, o diretor técnico revela que há outras metas a serem alcançadas. “Eu espero que daqui a um ano e meio, que deve ser o prazo para quando a gente estiver recebendo a próxima etapa desse processo de qualificação, possamos contar isso para as pessoas”. Sua referência é para o segundo nível de reconhecimento da ONA, para o qual estão empenhados.

Conheça a instituição

O Centro Regional de Oncologia (Cron) foi criado em maio de 1998 para ser o mais avançado sistema de tratamento do câncer do Vale do Taquari, sendo pioneiro. Unifica atendimentos em oncologia e hematologia, nas etapas de diagnóstico, tratamento cirúrgico, oncologia clínica, hematologia, quimioterapia e terapia imunobiológica. Nos 20 anos, atendeu a cerca de 15 mil pessoas, segundo estimativa da direção. Os convênios abrangidos são particular e plano de saúde. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui