Cerca de 100 pessoas participam da caminhada da Apae pela Conscientização do Autismo, em Lajeado

A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano possui o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”


0
Foto: Marcelo Cardoso

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado realizou na manhã desta quarta-feira (3) uma caminhada de conscientização pelo Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril. O principal objetivo é de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a defesa de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Cerca de 100 pessoas participam da ação que contou com a presença de professores, membros da diretoria, alunos, famílias, pacientes da instituição e alunos do Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). A caminhada aconteceu ao longo da Avenida Piraí e encerrou na Praça da Lyal onde ocorreu a soltura de balões azuis, música ao vivo e roda de chimarrão.

A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano possui o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Esse tema vem acompanhado pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades.

O tema reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida.


OUÇA A ENTREVISTA

 


A professora da Apae de Lajeado, Giovana Schossler, fala sobre as comemorações do dia Mundial de Conscientização do Autismo, através da equipe que busca organizar, divulgar e participar de programações internas e externas para valorizar a data, as famílias e as pessoas com autismo.

“O dia 2 de abril nos traz sempre um momento de reflexão sobre os direitos das pessoas com autismo, suas necessidades, diagnóstico, acompanhamento especializado, orientação às famílias e escolarização. É uma data importante, onde singelas ações, buscam trazer informação, diminuir o preconceito, mostrar o potencial destas pessoas e principalmente, incentivar o respeito à diversidade e as particularidades do ser humano”, cita ela.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui