O gerente de serviços da RGE, Fabio Calvo, traçou um panorama sobre a situação da energia elétrica na área de atuação da empresa no Rio Grande do Sul (RS).
Em razão da catástrofe ambiental, 315 mil clientes foram afetados em todo o estado. Atualmente, cerca de 160 mil seguem sem abastecimento. A maioria deles, teve a energia desligada por segurança, em função das águas que ainda estão elevadas, principalmente na região metropolitana.
ouça a entrevista
No Vale do Taquari, ainda há cerca de 22.500 clientes sem energia elétrica. Segundo Calvo, 120 mil economias chegaram a ficar sem luz na região.
São 6.000 colaboradores atuando no restabelecimento da energia. Contudo, há preocupação com a volta da chuva e o comportamento do rio para a sequência do trabalho e a reconstrução das redes, uma vez que há estradas que quase não existem mais e pelas quais a rede de energia elétrica passava.
Calvo ressaltou que há equipes em todo o Vale. Um dos pontos mais crítico é Muçum porque há necessidade de reconstruir todo o caminho elétrico. Além disso, Relvado, Arroio do Meio e Imigrante também possuem pontos de difícil acesso, com muitos postes caídos.
Até o momento foram substituídos 1.300 postes e 275 transformadores. FK