Cerca de 40 cidades já foram cadastradas pela Defesa Civil em sistema que garante acesso a recursos

Alguns municípios tiveram inclusive os planos de trabalho lançados e aprovados


0
Marli Vogel e Lucas Negreiros (Foto: Eduarda Lima)

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) é utilizado por todos os municípios para a solicitação de recursos relacionados ao restabelecimento e reconstrução. Por conta da enchente vivida no Vale do Taquari e em todo o estado, a Defesa Civil tem auxiliado cada cidade a realizar o cadastramento e fazer os pedidos.

Até essa quinta-feira (23), cerca de 40 municípios haviam sido atendidos, algumas inclusive com os planos de trabalho já aprovados. Lucas Negreiros, assessor técnico de engenharia da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, veio de Brasília para Lajeado com o objetivo de auxiliar no processo.

De acordo com ele, os serviços de restabelecimento se relacionam com o conserto de bueiros, pontilhões, pontes de menor porte e erosões. “A gente precisa apoiar os municípios para acessar esses recursos e fazer essas obras o mais rápido possível”, afirma Negreiros.

A integrante da Casa Civil, Mareli Vogel, relata que foi criada uma logística para garantir a organização do trabalho. Cada prefeitura é contatada e atendida de forma individual, tanto presencialmente, quanto de forma virtual. Ela destaca a importância dos municípios se planejarem, mesmo em meio a tantas demandas.

“Precisa parar, fazer o planejamento e fazer o encaminhamento devido corretamente. Estamos aqui pra isso”, garante.

O serviço reúne membros da Defesa Civil de diferentes estados e não tem prazo para terminar. As equipes têm se revezado para oferecer auxílio e orientação às cidades atingidas pela enchente.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui