Cidade do México está a poucos meses de ficar totalmente sem água

Anos de chuvas anormalmente baixas, períodos de seca mais longos e temperaturas elevadas pioraram a crise


0
Foto: Freepik

A Cidade do México, uma metrópole em expansão com quase 22 milhões de habitantes e uma das maiores cidades do mundo, enfrenta uma grave crise hídrica, à medida que um emaranhado de problemas – incluindo a geografia, o desenvolvimento urbano caótico e infra-estruturas com vazamentos – são agravados pelos impactos das alterações climáticas.

Anos de chuvas anormalmente baixas, períodos de seca mais longos e temperaturas elevadas aumentaram o estresse num sistema de água que já se esforçava para lidar com o aumento da demanda. Isso levou as autoridades a introduzirem restrições significativas à água bombeada dos reservatórios.

Cerca de 60% da água da Cidade do México vem de um aquífero subterrâneo, mas este tem sido tão extraído que a cidade está afundando cerca de 50 centímetros por ano. O aquífero não está sendo reabastecido com rapidez suficiente. A água da chuva escorre pelas superfícies duras e impermeáveis da cidade, em vez de afundar no solo, o que agrava a crise. O resto da água da cidade é bombeado a grandes distâncias.

Os políticos minimizam qualquer sensação de crise, mas alguns especialistas dizem que a situação atingiu agora níveis tão críticos que a Cidade do México pode estar caminhando para a seca total em uma questão de meses.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui