Com o foco em empreendedorismo e inovação, Lajeado inicia construção do Plano Diretor


0
Arquiteto implementou a mesma metodologia no município mato-grossense Lucas do Rio Verde. (Foto: Nícolas Horn)

Lajeado iniciou nesta semana a construção do Plano Diretor do Município. O objetivo é identificar o que a comunidade espera da cidade para os próximos 20 anos. A metodologia envolve a apuração de dados, reuniões com a comunidade e audiências públicas. O empreendedorismo e a inovação são os pilares básicos que balizarão o estudo ao longo dos próximos 12 meses.

O arquiteto Enio Luiz Perin é o responsável por desenvolver a metodologia. Com experiência em municípios jovens do Mato Grosso, Perin explica que o processo é abrangente passando por oito eixos diferentes de atuação.

“O plano de desenvolvimento passará por oito eixos estratégicos: economia, educação e cultura, saúde, esporte e lazer, desenvolvimento social, urbanismo, meio ambiente e os aspectos administrativos. Em cada eixo há uma análise aprofundada que se tornarão propostas e metas”, relata.

A ideia do estudo é abranger o maior número possível de atores sociais. Para tanto a presença das pessoas que vivem no município é fundamental. Deste modo, Perin sustenta que este é um projeto de estado e não de governo, ou seja, a proposta deve perpassar as administrações públicas subsequentes.

“O Plano Diretor é a carta de intenções do desenvolvimento social. Quando se traz a sociedade para o plano diretor se discute o que Lajeado quer ser. O estudo vai construir esse cenário”, comenta.
Os três meses iniciais servem para captação de dados técnicos. A partir daí, nos meses de junho, julho e agosto estão previstas inúmeras reuniões com a comunidade para que em setembro seja realizada a primeira audiência pública. NH

Ouça a entrevista

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui