Comandante do Exército, general Paiva, confere in loco ações dos militares no Vale do Taquari: “Um trabalho que me deixa muito orgulhoso”

Oficial visitou hospital de campanha, pontes passadeiras e ruas desobstruídas com auxílio do aparato militar


0

O comandante geral do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, cumpriu agenda na região nesta terça-feira (21). Pela manhã, o oficial visitou o Hospital de Campanha, construído pelo Exército, na antiga sede do Sesi, em Estrela. De lá, Paiva seguiu para Lajeado, onde pousou de helicóptero no campo da Sociedade União Campestre, no Bairro Campestre. No local, o general visitou o centro de distribuição de doações, que funciona no ginásio da associação.

Na sequência, já na parte da tarde, acompanhado do tenente-coronel Diego Agostini, um dos comandantes das operações militares na região, junto com outros oficiais, Paiva visitou a travessia entre Lajeado e Arroio do Meio pela ERS-130, e cruzou os municípios pelas pontes passadeiras, construídas pelos militares de forma provisória, para viabilizar a passagens de pedestres, depois que a ponte que ligava as cidades pela rodovia foi arrancada pela enchente do início de maio. “Fizeram um bom trabalho. Mais de sete mil pessoas passando por aqui por dia, então é bem bacana ver isso ai”, comentou.

Paiva fez questão de destacar a ação de seus comandados durante o trabalho de reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes. “São 21 dias. 24 horas por dia. A coisa não interrompe. Um trabalho que me deixa muito orgulhoso. O pessoal tá longe de casa. Tem gente do Paraná, Cachoeira do Sul, tem gente de tudo que é canto, trabalhando dioturnamente. É uma grande oportunidade de sermos solidários com essa população depois de tudo que aconteceu aqui”, pondera o General.

O comandante do Exército Brasileiro adianta que a próxima missão dos militares é construir um ponte que permita a travessia não só de pedestres, como também de veículos. “As instruções para a tropa que está aqui é melhorar tudo que for possível. Este trabalho das passadeiras é provisório, paliativo. No futuro , queremos construir a nova ligação entre Arroio do Meio e Lajeado. A ponte provisória depende do trabalho das margens, com aumento dos taludes, dando firmeza para que a ponte possa ser instalada. As prefeituras dos municípios prometeram realizar este serviço”, antecipa. A ponte provisória do exército, que possibilitará a passagem de veículos, será instalada entre o Bairro Olarias, em Lajeado, e o Camping do Umbú, em Arroio do Meio.

A jornada do General Paiva em Lajeado ainda contou com vistoria das tropas que auxiliam a prefeitura na desobstrução e limpeza das vias atingidas pela enchente. O militar esteve na Rua General Osório, na região do Praia, onde os solados estão trabalhando com o auxílio de caminhões, retroescavadeiras e até um tanque de guerra.

Por volta das 14h, o comandante geral do Exército Brasileiro, General Tomás Paiva deu por finalizada sua passagem pelo município, e embarcou no helicóptero Pantera do Exército , no campo do União da Campestre, com destino a Santa Maria.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui