A concessão da BR-386 passa a prever a obra de alargamento da ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado em Estrela. A informação foi repassada pela presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini na manhã desta sexta-feira (07, em entrevista ao programa Dinâmica.

Juntamente com o coordenador de captação de recursos da Prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari Neto, nesta quinta-feira (06) ela participou da segunda reunião do grupo de estudos sobre o tema, formado por representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério do Transportes, Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Secretaria dos Transportes do Rio Grande do Sul, conselhos regionais e representantes municipais.

Foto: Kainan Oliveira

Cintia explica que R$ 56 milhões estariam reservados para o 16º ano de concessão e compreenderia o alargamento da ponte atual, dando sequência às vias marginais, que também seriam construídas. O projeto completo compreende a duplicação de 168km, entre Lajeado e Tio Hugo, do 3º ao 16º ano de concessão.

Segundo Cintia, foi descartada a possibilidade de instalação de uma praça de pedágio na Rodovia do Parque (BR-448), pois geraria desvio para a BR-116. Com isso, estão mantidas quatro praças de pedágio na BR-386, incluindo duas no trajeto do Vale à Porto Alegre, em Fazenda Vilanova e Montenegro. “A gente já trabalhou com oito cenários com tarifas de R$ 7,80 naquele momento, certamente nós vamos vir pra menos”, cita.

A primeira etapa de duplicação, a partir de 2021 seria no percurso entre Lajeado e Marques de Souza. O Segundo, entre Fontoura e Soledade, seguido do trecho entre Ibirapuitã e Tio Hugo. Depois seria a vez da serra de Pouso Novo e por último o percurso entre Tio Hugo e Carazinho. “Já estamos muito próximos de vislumbrar, com a duplicação da 386, com as obras de melhoria que a gente precisa, um custo que nós consigamos pagar enquanto sociedade”, estima Cintia.

Caso seja feita a concessão pelo período de 30 anos, a licitação deverá ser realizada em novembro e o pedagiamento começaria no início de 2018.   Uma nova reunião será realizada em Brasília no dia 19 de abril com este mesmo grupo e até o dia 1º de maio deve ser realizada uma reunião regional em Lajeado.

Ouça a entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui