Concessão de rodovias estaduais do Vale do Taquari pode ser implementada em 2025, afirma presidente da CIC-VT

Segundo Ângelo Fontana, Governo do Estado solicitou a distribuição de 15 pórticos do free flow nos trechos da região; os locais onde eles serão instalados ainda não foram definidos


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Foto: Divulgação

Ainda em 2022, o Governo do Estado lançou o projeto de concessão das rodovias estaduais, que no Vale do Taquari incluem trechos da ERS-130, ERS-129, RSC-453 e ERS-128. Desde então, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) tem solicitado a distribuição de pórticos de pedágio eletrônico e melhorias nos trechos, antes que a concessão seja autorizada.

Duas reuniões já foram feitas com o Governo do Estado, em que as ideias e intervenções propostas pela CIC-VT foram bem avaliadas. Segundo Ângelo Fontana, à frente da nova diretoria da entidade, o cenário é positivo e há a possibilidade de o projeto ser implementado em 2025.

“Nós temos dentro da diretoria da CIC no mínimo cinco pessoas que estão integradas desde aquele início do debate, com esse foco de que os pedágios tem que ter uma cobrança justa, ele não pode ser penitenciado só por Encantado e com Cruzeiro do Sul”, considera o presidente.

Ainda é necessário definir em que locais os pórticos do free flow serão instalados, analisando a necessidade de cada município.

Ângelo Fontana

“Nos solicitaram via secretário uma distribuição de 15 free flows e a gente vai ter que justificar porque eles são colocados. Temos que ter muito claro e definido os projetos e obras que cada cidade precisa fazer nas suas divisas, essa é uma das premissas para definir o custo dos pedágios”, explica Fontana.

Na visão do presidente da CIC-VT, é essencial contar com a união entre todos os municípios do Vale, já que as rodovias impactam a todos. “A rodovia é importante para todos. Precisa ter bastante união, imagino que talvez nosso projeto possa se implementar ano que vem”, finaliza.

 

Texto: Eduarda Lima
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