Concurso da FestLeite, em Anta Gorda, bate recorde nacional com produção de 93 litros da bebida

Diogo Ferraboli, da Granja Ferraboli, falou sobre os cuidados necessários para que os animais tenham bons resultados em concursos leiteiros


0
Diogo Ferraboli (Foto: Ricardo Sander)

O programa Troca de Ideias desta sexta-feira (26) foi transmitido diretamente da 8ª FestLeite, em Anta Gorda, que iniciou na quinta-feira (25) e segue até domingo (28). O evento conta com expositores da agroindústria, destacando principalmente a produção leiteira e da noz-pecã.

Durante um concurso leiteiro realizado no primeiro dia da feira, foram produzidos 93 litros de leite, um recorde nacional alcançado por criadores de Nova Bassano. De acordo com Diogo Ferraboli, da Granja Ferraboli, a competição ocorre através de cinco ordenhas, sendo que as duas maiores são descartadas e é feita uma média entre as outras três, quando o leite é considerado mais natural.

No ano passado, a empresa de Anta Gorda foi premiada na Expointer nas categorias de vaca jovem e adulta da raça holandesa. Segundo Ferraboli, para chegar às conquistas, o trabalho envolve muitos detalhes, mas um deles é o principal: “São muitas coisas, mas primeiramente amor ao que a gente faz”, pontua.

Quanto mais confortáveis os animais estiverem, melhores serão os resultados das produções. Para concursos leiteiros, os cuidados envolvem banhos, cremes, corte de pelo e outros detalhes para que a vaca ou gado esteja o mais bonito possível. Ferraboli brinca que os animais são “mais bem cuidados que nós”.

Além da estética, a saúde também é levada em conta. Isso envolve veterinários, nutricionistas e a análise regrada dos alimentos consumidos pelo animal. No total, são 113 animais expostos na 8ª edição da FestLeite.

Segundo Ferraboli, são eventos como a feira que reconhecem os esforços da atividade primária, visto que atualmente o retorno financeiro não tem sido tão grande. “Os governos têm que entender que o agronegócio é parte de uma engrenagem também”, finaliza.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui