Confira os pontos de coleta e retirada de doações da Prefeitura de Lajeado

A orientação é que cada pessoa faça sua doação para entidades de sua confiança


0
Foto: Carolina Leipnitz

A Prefeitura de Lajeado realiza a coleta e entrega doações para os atingidos pelas cheias em pontos específicos do município. A organização ocorre para manter pessoas desalojadas e os abrigos abastecidos com os itens de necessidade. A entrega de doações e os benefícios são para moradores de Lajeado atingidos pela cheia no município.

Doações para a região estão sendo centralizadas pela Defesa Civil Estadual em um ginásio no bairro Campestre. Além dos espaços administrados pelo município, diversas entidades e empresas privadas organizaram espaços próprios, nos quais estão recebendo doações e onde administram o destino dos materiais. A orientação é que cada pessoa faça sua doação para entidades de sua confiança.

Pontos de coleta administrados pela Prefeitura de Lajeado:

– Doações de pequenos volumes: são recebidas no Centro Recrie, na rua Irmando Weisheimer, 839, no bairro Montanha. O local é apenas para recebimento de doações e atende prioritariamente as pessoas que estão nos abrigos do município. Não é local para retirada de produtos por desalojados ou desabrigados. O horário de recebimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

– Doações de grandes volumes: devem ser comunicadas e combinadas com a Defesa Civil de Lajeado, pelo WhatsApp (51) 9828-4971, para que possam ser encaminhadas ao depósito adequado.

Pontos de retirada de doações pelos atingidos pela enchente:

– Retirada de roupas, calçados e itens como cobertores, colchões, lençóis e artigos de banho ocorre no ginásio da Associação de Moradores do bairro Florestal, que fica na Avenida dos 15, número 468, no bairro Florestal. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Exclusivamente neste sábado, 18/05, haverá atendimento das 9h às 14h sem fechar ao meio-dia.

– Ceapac: O Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac) distribui kits de higiene, limpeza e alimentação, além de centralizar informações sobre programas e benefícios de programas dos governos municipal, estadual e federal. Está localizado ao lado da SMDS, na Avenida Benjamin Constant, 420, Centro, na antiga sala do restaurante Caixeiral, em frente ao Colégio Madre Bárbara.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Neste sábado (18), excepcionalmente, o Ceapac funcionará das 9h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

No local, quem teve a casa atingida e precisa retirar alimentos ou kits de higiene e limpeza pode retirar na hora. Para quem precisa fazer o cadastro único para ter direito a outros benefícios, haverá a distribuição de 80 fichas por dia de segunda a quinta-feira e de 50 fichas na sexta-feira. A limitação para este cadastro ocorre porque ele é feito por credenciadores cadastrados no sistema (não é qualquer pessoa que pode fazer) e é um processo mais demorado. A pessoa que não conseguir fazer o cadastro em um dia pode ir em outro. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui