Conheça o “Dragon Boat”: nova embarcação da Aeca que promove a inclusão social no esporte

Com capacidade para 22 remadores, “Dragon Boat” será usado por ex-pacientes oncológicas e portadores de limitação física ou intelectual


0
Foto: Arquivo pessoal/Márcia Costa

Um antigo sonho da Associação de Ecologia e Canoagem, a Aeca, se tornou realidade na semana passada, com a chegada do barco “Dragon Boat”. Conforme o presidente da Aeca e da Federação Gaúcha de Canoagem Edson Carvalho, o barco, com capacidade para receber mais de 20 remadores, será usado pela equipe Tchê Rosas, de Estrela.

“Lá em 2019, conhecemos em São Paulo o Movimento de Remadores Rosas do Brasil, e resolvemos trazer esta ideia para cá e criar esta equipe de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. A partir daí, corremos atrás desta embarcação para podermos desenvolver este trabalho. Esta embarcação vem para cá através de um projeto que a Confederação Brasileira de Canoagem desenvolve, que é o Canoagem para Todos. O barco vem em forma de comodato, com a contrapartida da Aeca desenvolver o projeto Canoagem para Todos com diversos grupos, como portadores do espectro autista, síndrome de down, deficientes físicos e outros grupos sociais que possamos alcançar”, ressalta Carvalho.

Márcia Costa e Edson Carvalho (Foto: Luís Fernando Wagner)

A capitã da Tchê Rosas, primeira equipe da modalidade no Rio Grande do Sul, Márcia Costa, explica a escolha pelo Dragon Boat como embarcação símbolo do Movimento de Remadoras Rosas do Brasil. “O Movimento de Remadoras Rosas do Brasil veio do Canadá. Hoje estamos com 20 equipes, mais ou menos. Um médico canadense desmitificou a teoria de que remar poderia fazer mal para as ex-portadoras do câncer. Ele provou o contrário através de estudos, usando o barco Dragon Boat. Esse barco se tornou o símbolo do movimento porque acomoda 22 remadoras, o que remete a união, perseverança, um objetivo e vida. Todas por uma. Um coração batendo dentro do barco”, esclarece Márcia, que é uma das vencedoras do câncer de mama e praticante do esporte.

A apresentação oficial do Dragon Boat para a comunidade está marcada para esta quarta-feira (24), às 16h, na sede da Aeca, no complexo da antiga Polar, no Centro de Estrela.

Foto: Arquivo pessoal/Márcia Costa

O Dragon Boat

O Dragon Boat é uma embarcação típica da China, com cabeça e cauda de dragão, na proa (frente) e popa (traseira) da embarcação. A embarcação mede 12,5 metros, pesa 250 quilos e acomoda 22 remadores. O Dragon Boat podem atingir a velocidade de 22 km por hora.

Mais informações podem ser obtidas nas páginas da Aeca e da equipe Dragon Tchê Rosas no Instagram ou Facebook, e pelo fone/WhatsApp (51) 999375667.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui