Conselho de Segurança da ONU aprova resolução de cessar-fogo imediato em Gaza

Texto aprovado estipula que a pausa aconteça durante o Ramadã, que começou em 10 de março e vai até 9 de abril. Documento é de cumprimento obrigatório, mas ONU não tem poder coercitivo


0
Conselho de Segurança da ONU (Foto: ONU / Divulgação)

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (25) uma resolução de cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

A resolução, feita por um grupo de dez países liderados por Moçambique, é a primeira que o conselho conseguiu aprovar sobre um cessar-fogo no território palestino. Israel promove uma ofensiva militar no território palestino desde que terroristas do Hamas invadiram o território israelense e mataram centenas de pessoas, em outubro de 2023.

O desafio agora é garantir que os envolvidos nela – o governo de Israel e o grupo terrorista – cumpram as determinações exigidas no texto da ONU. O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, pediu que o governo israelense acatasse a decisão do conselho. O texto determina um cessar-fogo durante o mês do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos — que começou dia 10 e termina em 9 de abril—, mas pede que a trégua aumente até virar permanente.

A resolução também pede a “libertação imediata e incondicional de reféns” e “a necessidade urgente de expandir o fluxo” de ajuda humanitária para Gaza.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui