Conselho do Banco Mundial concorda em abrigar fundo de “perdas e danos” por mudanças climáticas

Macron disse que a ascensão de nacionalistas é um perigo para a Europa


0

O conselho do Banco Mundial aprovou nesta terça-feira (11) um plano para que a instituição abrigue interinamente um fundo que fornecerá apoio financeiro aos países em desenvolvimento afetados pelas mudanças climáticas. Os países mais ricos estavam preocupados com o fato de que a criação de um fundo para ajudar a cobrir o impacto de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, significaria assumir a responsabilidade por causar danos ao clima com suas emissões de carbono.

Ainda assim, um fundo de “perdas e danos” foi acordado na COP27, em 2022, após anos de debate, e, a partir de 2023, os países começaram a fazer promessas para esse fundo, entre eles a Itália e a Holanda.

Um plano para que o Banco Mundial inicialmente sediasse o fundo foi criticado por alguns países preocupados com o fato de que isso daria aos doadores, incluindo os Estados Unidos, que nomeia o presidente do Banco Mundial, muita influência.

No entanto, conforme comunicado da instituição, a iniciativa permanecerá abrigada no Banco Mundial por quatro anos como um fundo intermediário financeiro e o conselho permanecerá independente do banco, mantendo sua própria estrutura de governança e controle sobre as decisões de financiamento.

Fonte: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui