Convenção do Sindilojas VT permitirá suspender contratos de trabalho sem redução de salário

Medida estabelece que cerca de 80% do pagamento dos funcionários será mantido pelo FGTS e o restante completado por empregadores


0
Silvio Frohlich (Foto: Eduarda Lima)

Uma convenção assinada pelo Sindilojas Vale do Taquari permitirá a suspensão dos contratos de trabalho sem reduzir o salário dos funcionários. A medida prevê cerca de 80% do pagamento dos funcionários pelo FGTS, e o restante será indenizado pelas empresas.

“Pra não demitir as pessoas, vamos suspender os contratos de trabalho e o Fundo de Garantia que vai pagar de um mês a cinco meses”, explica Silvio Frohlich, diretor de Relações do Trabalho do Sindilojas VT.

Durante entrevista ao Troca de Ideias desta segunda-feira (3), Frohlich afirmou que a suspensão poderá ser cancelada a qualquer momento. Além disso, no período em que estiver em vigor, os funcionários participarão de cursos profissionalizantes voltados para o comércio.

A ação do Sindilojas VT segue a proposta da lei nº 14.020, que no período da pandemia determinou a interrupção dos contratos de trabalho. De acordo com Frohlich, a expectativa era de que o governo retomasse a medida por meio de uma portaria, porém até o momento isso não se concretizou. Dessa forma, a entidade decidiu formular a convenção e garantir apoio às empresas da região que buscam se recuperar.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui