Corte Internacional de Justiça inicia processo que acusa Israel de atos genocidas em Gaza

Tribunal de Haia iniciou nesta quinta (11) fase de audiências


0
Foto: TPI/Divulgação

A Corte Internacional de Justiça iniciou nesta quinta-feira (11) as audiências do processo que investigará se Israel cometeu genocídio na Faixa de Gaza durante a guerra que trava contra o Hamas desde outubro de 2023.

O processo foi aberto pelo governo da África do Sul em dezembro. Na primeira audiência, que aconteceu nesta quinta em Haia, na Holanda, onde o tribunal é sediado, representantes do governo sul-africano acusaram Israel de “submeter os palestinos a atos genocidas”.

No caso, a África do Sul pede uma suspensão emergencial da campanha militar de Israel no território palestino. O governo de Israel será ouvido no processo na sexta-feira (12), mas já declarou a acusação da África do Sul não tem fundamento.

A África do Sul aponta para a campanha de bombardeio contínuo de Israel em Gaza, que matou mais de 23.000 pessoas no território, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza. A guerra começou após terroristas do Hamas invadirem o sul de Israel em 7 de outubro, sequestrando centenas de pessoas e matando 1.404. A Convenção sobre Genocídio de 1948 define genocídio como “atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui