Cronômetros cósmicos estimam que Big Bang ocorreu há 13,4 bilhões de anos

As estimativas têm uma margem de erro de 200 milhões de anos.


0
Fonte: Pexels/Ilustrativa

O universo não tem vergonha de revelar sua idade. Existem inúmeros caminhos que nos permitem descobrir quanto tempo se passou desde o Big Bang até os dias de hoje.

Um intervalo de incerteza que abrange centenas de milhões de anos não é pouca coisa. No entanto, essa imprecisão está diminuindo, graças aos cronômetros cósmicos cada vez mais precisos.

Para conhecer a idade exata do universo, os cientistas se aproveitam do fato de ele estar em expansão, o que produz fenômenos com números gigantescos. Por exemplo: um objeto próximo da nossa galáxia, o buraco negro Sagitário A*, está se afastando a 80.000 km/s de um de seus primos distantes, o OJ287.

Isso acontece basicamente com quase todos os buracos negros do universo. Eles estão se afastando uns dos outros na mesma velocidade que suas galáxias hospedeiras.

Esses avanços vão ampliar a ganância para enfrentar o maior quebra-cabeça de todos: como o universo foi formado? Por ora, não sabemos. Mas reafirma o que o físico James Clerk Maxwell disse: “A ignorância totalmente consciente é um prelúdio para qualquer avanço real no conhecimento.”

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui