Cruzeiro do Sul estuda desapropriação de terras na Linha Primavera para reconstruir casas levadas pela enchente

Segundo o prefeito João Dullius, 50 moradias aprovadas em 2023 pelo programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidades ainda não foram entregues; compra de novo terreno é justamente para não depender do Governo Federal


0
Cruzeiro do Sul (Foto: Marcio Steiner)

Conforme citado durante entrevista à Rádio Independente, a prefeitura de Cruzeiro do Sul vai adquirir um terreno para a reconstrução de casas que foram levadas pela enchente. Nesta quarta-feira (8), o prefeito João Dullius citou que um grupo estuda a possibilidade de desapropriação de áreas na Linha Primavera.

“Tomara que ela seja amigável porque muita burocracia também a gente consegue deixar de lado. Mas se não for amigável vai ter que ser de outra forma”, afirma.

Ele comenta ainda que o município já deveria ter recebido 50 casas aprovadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida – Calamidades por conta da enchente do ano passado, o que não ocorreu. “Essa burocracia que eu falo sempre que a gente fica engessado. Dá impressão que essas coisas não andam”, aponta o prefeito.

Dessa vez, o foco está em encontrar uma solução o quanto antes e dar um consolo a quem pode investir em um novo lar. “Essa minha preocupação de adquirir essa nova área é para que aquelas pessoas que têm condições tenham uma esperança”, cita Dullius.

O levantamento prévio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul estima que mil residências foram completamente destruídas pela maior cheia do Rio Taquari. Cerca de 5.200 pessoas estão desalojadas e permanecem em abrigos, casas de familiares e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui