Cruzeiro do Sul projeta reconstruir casas levadas pela enchente entre a ERS-130 e RSC-453

Segundo Caio Haenssgen, integrante do movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul, a área que liga Lajeado a Venâncio Aires tem terras que podem ser aproveitadas


0
Valdir José Federhen, Caio Haenssgen e Alessandra Endler (Foto: Fernanda Kochhann)

As mais de mil casas levadas pela enchente em Cruzeiro do Sul poderão ser reerguidas em áreas de terra disponíveis entre a ERS-130 e a RSC-453, que liga a região de Lajeado a Venâncio Aires. A projeção é de Caio Haenssgen, integrante do movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul, que mobiliza empresários na retomada da cidade.

O grupo busca apoiar a prefeitura nas ações necessárias e arrecadar recursos em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics) e o Rotary Lajeado. Haenssgen estima que são necessários R$ 10 milhões para a primeira etapa das obras. “Precisamos fazer um projeto em que Cruzeiro possa crescer, pensar não só daqui 5, 10 anos, e sim daqui 50, 60 anos”, pontua.

Ainda de acordo com ele, nesta semana um projeto apresentado ao poder público sugeriu a ligação do Bairro Cascata com uma alça até a RSC-453, formando uma avenida ampla em que a parte administrativa seria deslocada e reservada ao comércio. O restante do terreno se destinaria à alocação das famílias.

Na visão do empresário Valdir José Federhen, outra opção seria disponibilizar áreas já pertencentes à prefeitura para quem deseja iniciar a construção da própria moradia. “Tem algumas áreas que deveriam ser vistas, pensadas para pessoas que já querem se movimentar, começar a construir, mas não tem local”, opina. Ele também avalia ser necessário a simplificação dos processos e a redução de valores em relação às documentações, por exemplo, para facilitar a acomodação das pessoas atingidas.

Segundo Alessandra Endler, também apoiadora do Reconstruir Cruzeiro do Sul, o movimento surgiu a partir da união de forças diante de uma tragédia inédita, tanto no Vale do Taquari, quanto no estado. “Não dá mais para continuar naquela cultura de que o poder público vai fazer sozinho, porque sozinho ninguém vai fazer nada”, considera.

As doações para a campanha devem ser feitas no PIX 05.992.335/0001-57. No Instagram, o perfil @reconstruircruzeirodosulrs compartilha as novidades do movimento. EL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui