Cruzeiro do Sul recebe comitiva do Ministério da Saúde

Grupo quis verificar presencialmente como estão as condições do município e elaborar conjuntamente um plano de reconstrução


0
Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (4), o município de Cruzeiro do Sul recebeu uma comitiva de aproximadamente dez pessoas vinculadas ao Ministério da Saúde. Vestindo roupas da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo a bordo de um helicóptero do Exército, desceu pouco antes das 15h nas dependências da Sociedade Recreativa e Esportiva (SRE) São Rafael.

Dentre os presentes na comitiva estavam o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, o diretor executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – Cosems/RS, Diego Spindola e o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Márcio Garcia.

A recepção foi da secretária municipal da pasta, Patrícia Haenssgen, e dos servidores Givago Filter e Charlene da Silva Quadros.

Foto: Divulgação

Da sociedade, o grupo se dirigiu até a sede da secretaria, junto da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleto Johner, no Centro. Neste ponto foram esclarecidos todos os problemas que a catástrofe natural trouxe para Cruzeiro do Sul, especialmente estruturais, e as possíveis soluções.

Proenço destacou a presença de profissionais de diversas áreas, como, da atenção primária, da atenção especializada, da vigilância sanitária e da Força Nacional do SUS, para verificar presencialmente como estão as condições do município e elaborar conjuntamente um plano de reconstrução. Que foram ouvidas necessidades do ponto de vista das unidades de saúde e feito um balanço de como foram as últimas ações do Ministério da Saúde. “A gente está plenamente disposto e à disposição para realizar as ações necessárias nessa etapa de reconstrução”, pontua.

Para a secretária municipal foi um momento importante nesse cenário delicado para que se pudesse discutir as necessidades locais da saúde, com o intuito de manter os cuidados da atenção básica e promover ações no sentido de qualificar o serviço e preservar a saúde física e emocional da população. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui