Curso de Medicina da Univates celebra 10 anos

Início das atividades do curso deram novo dinamismo à área da Saúde no Vale do Taquari


0
Foto: divulgação

A primeira aula do curso de Medicina da Univates foi em 22 de abril de 2014, com 25 alunos oriundos de diferentes partes do Brasil (apenas uma estudante era lajeadense). O início das atividades era um indicativo do dinamismo que a formação na área da Saúde traria à região do Vale do Taquari. Para celebrar a primeira década de atividades, foi realizada na segunda-feira (15), no Teatro Univates, um evento que contou com estudantes, diplomados, professores, reitoria e ex-funcionários que fizeram parte da constituição do curso.

A solenidade contou com pronunciamentos da reitora da Univates, professora Evania Schneider, além do coordenador do curso de Medicina da Univates, professor Luciano Nunes Duro, e do coordenador adjunto professor Diego Inácio Goergen. A reitora observou que o curso de Medicina tem sido um agente de promoção de saúde.

“Com certeza é um marco institucional, assim como o é para o Vale do Taquari. Por meio do trabalho de muitos nesses dez anos, formamos profissionais qualificados e, assim, estamos impactando positivamente o futuro dos nossos alunos e toda a comunidade regional.”

Já o coordenador do curso, destacou que a conquista do curso de Medicina representa muito para diversos setores, começando pela universidade, que ousou lançar um projeto ambicioso.

“Ao longo desses 10 anos, houve um aumento significativo no número de atendimentos, atividades de extensão e engajamento com a comunidade. Além disso, o curso contribuiu para o aprimoramento dos profissionais de saúde locais, tanto na formação de novos profissionais, muitos dos quais permanecem na região, quanto no estímulo à capacitação contínua dos profissionais já atuantes, impulsionando-os a buscarem mais informação e atualização”, apontou o docente.

Do passado ao presente

A formatura dos 19 primeiros médicos da Univates ocorreu dia 21 de dezembro de 2019. Em 2022 a Univates recebeu autorização para aumento do número de vagas do curso, passando para 116 vagas anuais. Em 2024A forma-se a 10ª turma de Medicina, totalizando 222 médicos formados pela Univates. Entre professores, preceptores e equipe de gestão, o curso de Medicina da Univates em Lajeado conta com uma equipe de cerca de 150 pessoas.

Atualmente o curso tem alunos de diferentes estados e cidades do Rio Grande do Sul. Treze alunos são de fora do RS, de cidades como Sinop e Sorriso (no Mato Grosso), Parnamirim (Rio Grande do Norte), Formosa e Catalão (Goiás) e Chapecó (Santa Catarina).

Parcerias

Para dar vida ao curso de Medicina, a Universidade conta com muitas parcerias, com entidades privadas e órgãos públicos, como Prefeituras e Estado. Hoje o curso da Univates tem 585 alunos, que realizam práticas e estágios em cinco hospitais na região do Vale do Taquari: Hospital Bruno Born (Lajeado), Hospital de Estrela (Estrela), Hospital São José (Arroio do Meio), Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires), Hospital Santa Terezinha – Centro Oftalmológico (Encantado); em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) de cinco municípios – Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Colinas e Teutônia -, além de práticas em espaços da Secretaria Estadual de Saúde. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui