Da roça para a reitoria: filha de agricultores assume liderança na principal universidade da região

Evania Schneider destaca a importância das pessoas para o sucesso da organização e compartilha suas conquistas à frente da instituição


0
Vania Schneider, Reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates) (Foto: Jonas de Siqueira)

No Arte de Empreender deste sábado (6), o apresentador Ricardo Brunetto conversou com a reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Evania Schneider, que compartilhou os desafios e aprendizados de sua jornada, desde o início de sua carreira até se tornar a líder da principal universidade da região. 

Evania Schneider é natural de Bom Retiro do Sul e filha de agricultores, ela conta que desde os 7 anos já trabalhava tirando leite e que já era um compromisso profissional. Aos 14 anos, começou a trabalhar em uma indústria de calçados em Teutônia, onde permaneceu até os 27 anos.

Em 1988, Evania iniciou seus estudos na Univates e, em 1996, começou a trabalhar na instituição de ensino. Sua primeira graduação foi em Ciências Contábeis, mas ela também possui outra graduação em Administração, além de especializações nas áreas de Recursos Humanos e Gestão Universitária e um mestrado em Administração.

Por 20 anos, a profissional foi proprietária de uma empresa de consultoria em RH, encerrando suas atividades em 2017 quando assumiu a diretoria de pessoas na Univates. Ela destaca sua paixão pela área de atuação, afirmando que é muito gratificante trabalhar com RH.

Evania  também enfatiza que empreender na área de RH permitiu que ela conhecesse pessoas e trabalhasse em diferentes organizações do Vale do Taquari, incluindo indústrias, serviços e comércio. “Isso foi muito enriquecedor para entender as diferenças nos negócios e também conhecer diferentes culturas”, afirma.

A reitora lembra que durante sua infância, sua mãe a aconselhou a estudar e que essas palavras a fizeram pensar em fazer faculdade. Ela destaca que o curso de contabilidade permitiu que ela adquirisse uma bagagem para sua carreira na área de RH.

A professora também comentou suas principais conquistas à frente da instituição há 2 anos e 4 meses como reitora. Ela ressaltou a percepção positiva que tem recebido das pessoas em relação ao seu trabalho e afirmou que “quem mantém uma organização são as pessoas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui