Defesa Civil do Vale do Taquari deve implementar sistema de consórcios para situações de catástrofes

Novo comandante regional também quer avaliar conhecimento dos coordenadores municipais e promover nivelamento de qualificação


0
Claiton Marmitt (Foto: Gilson Lussani)

Assumiu no dia 7 de março a coordenação da Defesa Civil regional do Vale do Taquari o coronel e ex-comandante do Corpo de Bombeiros dos municípios de Ijuí e Santa Cruz do Sul, Claiton Marmitt. Desde então, ele está realizando análises sobre a estrutura regional e as melhorias que devem ser implantadas nos próximos meses. O novo comandante concedeu entrevista ao programa Troca de Ideias desta segunda-feira (18) e relatou que um dos principais objetivos é avaliar o conhecimento dos coordenadores municipais e nivelar a qualificação destes profissionais. Em paralelo, implementar o sistema de consórcios, para que os municípios possam proporcionar um auxílio mútuo em situações de catástrofes.

Marmitt explicou que o papel dos municípios é fundamental nesse processo. “É preciso colocar pessoas responsáveis, com conhecimento, para que numa situação adversa, saibam os caminhos e medidas a serem adotadas”, salientou. Para isso, pretende verificar qual a qualificação destes coordenadores e investir em melhorias, se necessário. “Um dos nossos objetivos é fazer o levantamento do nível de conhecimento desses coordenadores e fazermos cursos de nivelamento de conhecimento, para que todos tenham os cursos mínimos necessários, que hoje são nove disponibilizados nos sistemas do governo federal”, informou o comandante.

Também serão revisados os planos de contingência, que devem estar alinhados com o plano diretor de cada município, pois interferem em questões estruturais como a localização das moradias. Em paralelo, a ideia é criar um sistema de consórcio, para que cada unidade possa auxiliar outras nos momentos de catástrofes. “O principal objetivo é colocarmos à disposição os consórcios, para que os municípios possam se ajudar mutuamente, em situações de calamidade ou de emergência”, considerou Marmitt.

Como exemplo, citou a estrutura existente em Sananduva, na região de Passo Fundo. Com os consórcios, municípios vizinhos podem auxiliar com pessoas, revezamento de equipes, assistentes sociais e locais para abrigos. Também manter almoxarifados e depósitos regionalizados, para disponibilizar materiais de pronta necessidade como telhas, lonas, alimentos, entre outros. Para evitar preços abusivos nas cidades mais atingidas, aproveitar atas de registros de valores de municípios vizinhos, fazendo compras dirigidas pela quantia mais justa.

Claiton Marmitt ainda falou sobre as licitações realizadas pelo estado e que já estão qualificando a parte de equipamentos da Defesa Civil. Geradores de energia, móveis, barcos maiores e mais potentes são itens essenciais para melhorar o atendimento nas situações de emergência. Sistemas mais eficientes de acompanhamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas também são necessários, para acompanhamento da evolução do nível dos rios, de índices pluviométricos e dos reflexos que irão ocorrer nas partes lindeiras aos mananciais.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui