Descascando ovos

Seja mexido, cozido ou frito e em diversos pratos na culinária dentro de uma alimentação balanceada, o valor nutricional deste alimento se destaca


0
Foto: Reprodução

Conforme as estimativas para 2024, o Brasil deve produzir cerca de 56 bilhões de ovos e consumir 258 por habitante ao ano. Além disso, deve bater novamente o recorde de exportação com 26 mil toneladas no ano. São Paulo seguido de Paraná e Minas Gerais são os maiores produtores.

Houve uma época que a recomendação era de comer apenas três ovos por semana. Alegava-se possíveis problemas com colesterol, risco de doenças cardíacas e até alterações na masculinidade. Entretanto, estudos científicos mostraram que não é bem assim e derrubaram esses tabus.

Seja mexido, cozido ou frito e em diversos pratos na culinária dentro de uma alimentação balanceada, seu valor nutricional se destaca. Rico em proteínas, minerais e vitaminas, inclusive “D”, passou a ser recomendado: em condições normais, um ovo por dia e até seis ovos no caso de atletas de alto desempenho. Apenas em exceções de saúde e o consumo cru, devido a contaminação com salmonela, que não é recomendado. Frito em pouca gordura ou em água e em panelas especiais também é aceito. Falando em fritar, para não respingar coloque um pouco de farinha de trigo no óleo.

Foto: Reprodução

A cor da casca branca ou marrom não tem nada a haver com a qualidade, eles são iguais. A cor é devido a raça das aves. Há também ovos azuis, pretos vermelhos e verdes. Normalmente, ovos brancos são de galinhas menores e os coloridos são de raças maiores. A composição sofre pequenas variações conforme a alimentação. Os de granjas são mais claros em relação às galinhas criadas em piquetes (soltas em cercado), ditas caipiras. Elas consomem mais plantas variadas e alguns bichinhos, tendo quase sempre gemas mais alaranjada e casca mais grossa.

Um quilo de ovos corresponde a cerca de 20 ovos, trinta ovos correspondem a 360 gramas de ovo em pó. Quando se compra no mercado são classificados pelo tamanho (peso) e isto pode ter influência no preparo de receitas. Ovos jumbo mínimo 66 g, extra 60 a 65 g, grande 55 a 59 g, médio 50 a 54 g, pequeno 45 a 49 g e abaixo disto industrial.

Quer clara em neve mais firme coloque uma pitada de sal. Omelete e suflê rendem mais colocando uma pitada de fermento em pó nos ovos batidos. Sobrou a clara, coloque num pote cubra com água e guarde na geladeira. Para não escurecer a panela que vai ferver coloque um pouco de vinagre ou suco de limão. Ovo cozido esverdeado é excesso de sulfeto de hidrogênio, devido a muito tempo de cozimento e não faz mal. E a água de fervura é ótima para irrigar as plantas.

Se antigamente se guardava ovos em areia úmida, com a chegada da geladeira facilitou a nossa vida. Mas, não deve ser colocado na porta, onde há muita oscilação de temperatura. O melhor local é no meio da geladeira. E evitar o local onde pode congelar, pois isto altera sua composição. Não deve lavar os ovos, eles vão perder a camada de proteção. Porém, o consumo de ovo sujo também não é recomendado, é sinal de relaxamento na produção. É possível congelar desde que seja sem casca clara e gema separadas ou ovo inteiro batido com garfo. E o descongelamento deve ser feito na geladeira.

Para facilitar o descascar, depois de fervido deve-se colocar em água gelada. Outra forma: colocar uma pitada de bicarbonato de sódio na água que vai ferver. Depois de estar no ponto desejado deixar esfriar por cinco minutos e não vai dar gosto. Ovos rachados: coloque duas colheres de sal na água que não vai vazar.

Ovo colocado numa caneca com água, se boiar está velho ou estragado. Vai ao fundo está fresco. Pode usar a luz do celular em local escuro, se tiver manha escura possivelmente esta estragado ou está com pinto.

Texto por Nilo Cortez, engenheiro agrônomo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui