Descoberta nova espécie de dinossauro com braços minúsculos como o Tiranossauro Rex

Criatura tinha 11 metros de comprimento, pesava mais de 4 toneladas e viveu na região da Patagônia Argentina


0
Foto: Reprodução / Current Biology Journal

Paleontólogos na Argentina descobriram uma nova espécie de dinossauro, com braços desproporcionalmente curtos como os do Tiranossauro Rex.

Um fóssil de Meraxes gigas, como está sendo chamado o novo dinossauro, foi encontrado no que hoje é a região norte da Patagônia Argentina. A criatura tinha 11 metros de comprimento e pesava mais de quatro toneladas, segundo um estudo publicado na última quinta-feira (7).

Conforme Juan Canale, líder do projeto, na época a área era quente e úmida, com muitos cursos d’água e vegetação, incluindo grandes árvores. O dinossauro era carnívoro e viveu no período Cretáceo, entre 145 a 66 milhões de anos atrás, segundo o estudo. Uma série de fósseis do mesmo grupo foi encontrada nos últimos 30 anos, mas pouco se sabia sobre seu crânio, antebraços ou pés. Isso mudou com a descoberta recente.

Os pesquisadores encontraram um membro superior quase completo, o que permitiu concluir que o Meraxes gigas tinha braços minúsculos para um dinossauro tão grande, uma característica física compartilhada com o Tiranossauro Rex, o que há muito intriga os paleontólogos. Eles também encontraram um crânio e um pé quase completos, permitindo que fosse esclarecido como esse grupo de dinossauros evoluiu.

Apesar das semelhanças, a equipe diz que o novo dinossauro evoluiu separadamente e se extinguiu quase 20 milhões de anos antes do T. rex andar na Terra. Canale disse que, ambos os dinossauros tinham cabeças grandes e braços pequenos, mas sua estrutura óssea é muito diferente.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui