DetranRS disponibiliza software de leitura para prova teórica de candidatos com dislexia

Será possível solicitar repetição de frases da prova teórica quantas vezes forem necessárias


0
Foto: Divulgação

Candidatos com dislexia podem fazer a prova teórica para a Carteira Nacional de Habilitação com o auxílio de um software de leitura a partir desta quinta-feira (8). A ferramenta, que realiza a leitura em voz alta do texto apontado com o cursor, estava em testes desde novembro de 2023 e foi aprovada para uso em todos os Centros de Formação de Condutores no Estado.

Com a nova tecnologia, candidatos que tiverem registrado “dislexia” no exame de aptidão fisica e mental podem fazer a prova teórica com o software, mediante apresentação de laudo ao médico perito. Fica dispensado, assim, o acompanhamento de um examinador do DetranRS para fazer a leitura do exame, e o candidato pode realizar a prova teórica no dia e na hora que preferir. O direito a tempo dobrado para o exame segue garantido.

Como o uso de fones de ouvido é proibido, o candidato deverá estar sozinho em sala com o monitor. É possível realizar a repetição das frases da prova quantas vezes forem necessárias, dentro do tempo permitido. Além disso, poderá ser realizada uma simulação com o uso do software para que o candidato conheça e entenda a dinâmica do aplicativo.

Fonte: Governo RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui