A Prefeitura de Lajeado será obrigada a divulgar as listas de espera das crianças que aguardam por vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e mantê-las atualizadas. O projeto de lei de autoria dos vereadores Carlos Ranzi (PMDB), Eder Spohr (PMDB), Mariela Portz (PSDB) e Ildo Salvi (Rede) foi um dos três aprovados de forma unânime na sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado desta quinta-feira (02). O encontro parlamentar foi realizado excepcionalmente nesta quinta por conta do ponto facultativo de Carnaval da última terça-feira (28).

De acordo com a matéria as listas deverão ser divulgadas por meio eletrônico e com acesso irrestrito, bem como fixadas nos estabelecimentos educacionais. Elas deverão conter o número de inscrição do aluno, data e hora da inscrição e unidade pretendida. A medida deverá entrar em vigor assim que a matéria seja sancionada pelo prefeito Marcelo Caumo (PP).

Também aprovado projeto de autoria de Carlos Ranzi, que estabelece que os nomes de ruas de Lajeado possam ser nomes de “sentimentos”. Recentemente uma via já foi denominada de Rua da Amizade e outro projeto tramita com o nome de Rua da Felicidade. A matéria estabelece ainda que possam ser homenageadas pessoas que tiveram atuação destacada na vida do Município, Estado ou País.

Em regime de urgência foi aprovado projeto que autoriza abertura de crédito suplementar de R$ 44.837,28 junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura para atender à repactuação com alteração de valores de contrato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto que visa abre crédito suplementar de R$ 200 mil para ajustes orçamentários na Secretaria de Segurança Pública e Cidadania recebeu pedido de vistas de Paulo Tóri (PPL) e não foi à votação.

Os assuntos mais abordados no uso da tribuna foram as audiências públicas para discutir a implantação dos pedágios na BR-386, com contrariedade dos edis quanto às pretensões da ANTT, e a morte de Sidinei Borges do Amaral (36) por descarga elétrica no parque dos Dick no último dia 22. Paulo Tóri (PPL) chegou a dizer que existem suspeitas de ligações clandestinas no local e que esta morte era uma “tragédia anunciada”.

Paulo Tóri (PPL) criticou instalações elétricas do Parque dos Dick e Neca Dalmoro (PDT) solicitou revisão no Parque Histórico. (Foto: Ricardo Sander)

Neca Dalmoro (PDT) também se mostrou preocupada com a segurança das pessoas e solicitou uma revisão da parte elétrica do Parque Histórico, que recebe muitos visitantes todas as semanas. O líder de governo Mozart Lopes (PP) informou que os postes metálicos serão abolidos e que é necessário um estudo elétrico no Parque dos Dick.
O suplente Heitor Hoppe (PT) assumiu a cadeira de Sérgio Kniphoff, que ficará afastado da casa por questões particulares até o dia 08 de março. O próximo encontro está marcado para às 17h da terça-feira (07).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui