Documentário “A parte que fica” busca reconstruir a memória social do Vale do Taquari pós-enchentes de modo sensível e acolhedor

Documentário “A parte que fica” busca reconstruir a memória social do Vale do Taquari pós-enchentes de modo sensível e acolhedor


0
Psicólogas Michelle Engers Taube e Pâmela Machado fazem parte da equipe do documentário "A parte que fica" (Foto: Tiago Silva)

Um grupo de voluntários, divididos em grupos e núcleos, com apoio de equipe audiovisual orientada pelo ator, roteirista e diretor Ismael Canepelle, saiu às ruas do Vale do Taquari em busca de retratar como a comunidade tem enfrentado a maior tragédia ambiental de sua história: a grande enchente de maio de 2024. O objetivo do documentário “A parte que fica” é o de memória social, com atenção especial à saúde mental das pessoas afetadas pelas enchentes.

As equipes estão em cidades como Lajeado, Cruzeiro do Sul, Roca Sales e Muçum em busca de conversas de forma natural, não com entrevistas formais, de modo sensível e cuidadoso. Afinal de contas, estas pessoas estão sofrendo e passando por um grande desafio em suas vidas.

Em entrevista ao Troca de Ideias, as psicólogas Pâmela Machado e Michelle Engers Taube, que atuam no projeto, destacam que em uma tragédia como esta, as vítimas não perdem apenas bens materiais; elas ficam sem suas referências, aquilo que passaram a vida inteira para construírem.

Em função disso, há uma preocupação com a saúde mental, que vem do senso de pertencimento, porque parte da história se vai junto com as águas da enchente.

Por onde recomeçar é um dos temas centrais de “A parte que fica”. Os cinegrafistas buscam captar imagens e histórias de reorganização, de uma perspectiva de reconstruir as memórias e o senso de identidade.

O material ainda não tem data para estrear, e os responsáveis dizem que vai ser um trabalho mais espaçado no tempo para conseguir compreender a magnitude deste evento climático de graves proporções.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui