EGR inicia construção de desvio alternativo na ERS-129 entre Muçum e Vespasiano Correa

A previsão é concluir a construção do desvio em aproximadamente sete dias


0
Foto: Divulgação

Um desvio provisório e emergencial começou a ser construído pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), nesta segunda-feira (20), no local onde ocorreu o desmoronamento de 100 metros no quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum.

A estrutura que liga o município a Vespasiano Correa, foi afetada devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A medida está sendo executada após a atuação do governo do Estado e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) para agilizar a vistoria do local que desmorono. O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, e o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, acompanharam a avaliação do local feita por especialistas da Defesa Civil.

De acordo com Vanacôr, as ações da estatal e da Selt são pautadas pela segurança dos usuários. Por isso, a construção de um desvio próximo do local onde ocorreu a ruptura só poderia ser realizada após uma avaliação das condições geotécnicas que apontasse a viabilidade do novo trecho. A previsão é concluir a construção do desvio em aproximadamente sete dias. Visando à segurança dos usuários, conforme orientação dos técnicos, a passagem provisória estará disponível, inicialmente, apenas para automóveis, a fim de se avaliar o fluxo e as condições de segurança para que outros tipos de veículos possam ser autorizados a trafegar. O trecho funcionará no sistema pare e siga, devido às dimensões reduzidas da via.

Paralelamente, a EGR continua trabalhando na pavimentação de três quilômetros da estrada vicinal da Linha São Luís, que servirá como desvio alternativo, melhorando as condições para o tráfego de veículos de emergência e da população que se desloca entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé.

A previsão de conclusão dos trabalhos é de até dez dias. A EGR realizará medidas de conservação do restante do segmento, além de disponibilizar equipe para controlar o fluxo de veículos, buscando minimizar eventuais transtornos no local. AI/CC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui