EGR quer entregar nova ponte sobre o Rio Forqueta na ERS-130 antes do Natal, destaca diretor-presidente

A obra está estimada em R$ 14,2 milhões; será feito um contrato emergencial de 6 meses e a entrega é estipulada para 3 de dezembro


0
Foto: Ricardo Sander

Foi publicado nesta segunda-feira (20) o edital para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta na ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado. A antiga ponte foi destruída pela enchente do começo de maio, no Vale do Taquari (a confirmação de sua queda foi possível em 2 de maio).

O resultado do leilão com abertura de propostas está marcado para o dia 27 de maio. A estimativa é que o contrato seja assinado em 3 de junho, com 6 meses de execução. Dessa forma, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) espera entregar a nova ponte em 3 de dezembro, antes do Natal. “Todo o tempo que nós conseguirmos reduzir será útil para a comunidade”, afirma Luis Fernando Vanacor, diretor-presidente da empresa.

Conforme ele, o projeto deve ser executado em partes, com fundações, concretagem dos pilares, e tabuleiros e vigas em pré-moldado. A obra está estimada em R$ 14,2 milhões.

A antiga ponte do Forqueta na ERS-130 tinha cinco pilares, com cinco vãos de 25 metros, três deles submersos.

A contratação da obra ocorre de modo emergencial, e o edital permite a formação de consórcios, tanto para o projeto como para a edificação da ponte. Também permite a terceirização de 35% das obras. O objetivo é garantir versatilidade e disponibilidade para atingir o prazo estipulado.

Conforme Vanacor, a ponte é um portão de entrada de uma rota importante que liga Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Muçum e municípios mais acima.

A segurança também é um quesito fundamental. A água superou a ponte em cerca de 1,5 metro. O objetivo é fazer uma estrutura mais alta que a antiga, levando em conta a altura máxima do Forqueta na maior enchente da história do Vale do Taquari.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui