Eleições americanas: Superterça pode ser última chance de Haley contra Trump

Quinze estados e um território dos EUA realizam as disputas de nomeação do Partido Republicano nesta terça-feira (5)


0
Biden e Trump (Foto: Casa Branca/Divulgação)

A Superterça é o dia do ciclo das primárias presidenciais dos EUA em que a maioria dos estados vota. Ela pode ser a última chance da ex-embaixadora da ONU Nikki Haley de impedir o esforço do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para garantir a indicação presidencial republicana em 2024 .

Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, mas, principalmente, para a legenda que está na oposição — desta vez, os republicanos.

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada Estado e território do país, elegendo um certo número de delegados (representantes) em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à presidência. Os maiores colégios eleitorais são os da Califórnia e do Texas.

Neste ano, 15 Estados e um território dos Estados Unidos votam na “Superterça” pelo Partido Republicano. Pelos democratas, são 16, incluindo o território da Samoa Americana. Os primeiros resultados devem ser conhecidos na noite desta terça. A eleição presidencial acontecerá em novembro.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui