Em Bom Retiro do Sul, projeto de psicomotricidade estimula coordenação motora e emocional em pessoas com TEA

Iniciativa busca oferecer condições para que o indivíduo se desenvolva e tenha uma vida normal e ativa


0
Vereador João Batista Ferreira e psicomotricista Isilóide Verenice Tende Fontaniva (Foto: Fernanda Kochhann)

Buscando alternativas para auxiliar as pessoas que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA), há um ano Bom Retiro do Sul inaugurou a Sala do TEA. No espaço, atuam profissionais que oferecem condições para que o indivíduo se desenvolva e tenha uma vida normal e ativa. Entre os serviços estão fonoaudiologia, psicomotricidade, ecoterapia, entre outros.

No local, são atendidas 70 pessoas, de diversas faixas etárias. No entanto, os profissionais da área destacam a importância da estimulação precoce para desenvolver a comunicação e a interação social.

A psicomotricista Isilóide Verenice Tende Fontaniva explica que como profissional trabalha questões motoras por meio de atividades que promovam equilíbrio, lateralidade e esquema corporal. Além disso, desenvolve dinâmicas para ensinar as pessoas com TEA a lidar com suas emoções. “É por meio do corpo que tudo acontece”, destacou Isilóide.

De acordo com o vereador João Batista Ferreira essa sempre foi uma preocupação do legislativo. Entendem que é necessário buscar a qualificação dos servidores da Educação e da Saúde, principalmente em relação a crianças atípicas.

No município já existia a Associação de Famílias e Amigos dos Autistas Bom-retirenses (Afamab) e um trabalho em conjunto é desenvolvido.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui