Em busca de parcerias, Univates e Colégio Gustavo Adolfo apresentam projetos culturais para empresários

Evento destacou os benefícios dos projetos para a região e para as empresas. Juntos, eles somam quase R$ 1 milhão


0

A Univates e o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo realizaram reunião-almoço nesta quinta-feira (14) para apresentar dois projetos culturais que foram aprovados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para empresários da região.

Um dos projetos, intitulado “Música que Transforma Realidades”, viabilizará apresentações da Orquestra Gustavo Adolfo Univates em bairros com altos índices de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. A intenção é facilitar o acesso dos moradores destas localidades a práticas culturais.

O outro projeto, aprovado em dezembro do ano passado, prevê a compra de instrumentos de alta qualidade e performance, além de expandir a quantidade de músicos da orquestra. O objetivo da reunião-almoço foi apresentar os benefícios dos projetos para a região e para as empresas de forma geral, gerando a oportunidade de serem parceiras das iniciativas. Juntos, os projetos somam quase R$ 1 milhão.

Conforme o diretor do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, Edson Wietholter, foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento e captação de recursos culturais.

“Nós temos um sonho maior a ser concretizado até 2030, que é transformar esse projeto de música numa Filarmônica para o Vale do Taquari. Nós temos o entendimento de que estamos num Vale único, rico, empreendedor e hoje não existe ainda um entendimento global do aproveitamento dos recursos que estão à disposição à nível da Lei de Incentivo à Cultura. Estamos iniciando uma conscientização com empresários para que eles dediquem os recursos livres, sem contrapartida para este projeto. Assim nós conseguimos reter estes recursos no Vale, criar este projeto único, entregando cultura de alto padrão, formação de pessoas e esses valores retornam para a comunidade local”, explica.

As empresas interessadas podem acionar os seus escritórios de Contabilidade para obter mais informações. A Univates e o Colégio Gustavo Adolfo também estão à disposição.

Orquestra fez apresentações durante o evento (Foto: Elisangela Favaretto)

Para a reitora da Univates, Evânia Schneider, é fundamental investir em cultura. “É a concretização de um sonho, nós investimos na cultura porque a gente acredita que trazer a arte pra próximo das pessoas engrandece a nossa comunidade, o nosso ensino, a pesquisa e a extensão nas nossas comunidades. Quando a Univates opta, inclusive, por pensar num local como é o nosso Teatro, ela pensa numa estrutura física, mas muito mais importante que a estrutura física é o que acontece lá dentro. Ao mesmo tempo que neste ano estamos completando 10 anos do nosso Teatro, poder trazer para a comunidade essa possibilidade de engrandecer ainda mais um projeto tão lindo como é o da Orquestra, com estes instrumentistas maravilhosos e dedicados, que dedicam tempo de suas vidas para trazer a arte para as pessoas, é um momento de muito orgulho para nós poder fazer parte de um projeto como esse, e, principalmente, poder construir esse movimento conjunto com as empresas através desse projeto e da Lei Rouanet”, relata.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui