Em paralelo à ação, Viva o Taquari/Antas Vivo inaugura seu “recanto” no Parque Ney Santos Arruda neste sábado

Local servirá para realização de oficinas socioambientais


0
Gilmara Scapini (Foto: Luís Fernando Wagner)

Reunião na manhã desta terça-feira (19), na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), alinhou os últimos detalhes organizacionais da 17ª edição do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo. Participaram organizadores e representantes dos municípios engajados. O evento ocorre neste sábado (23), a partir das 7h30. A ação ambiental que propõe o recolhimento de lixo no leito e nas margens da bacia hidrográfica é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade da Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários (PV) de Lajeado.

De acordo com a coordenadora da PV de Lajeado Gilmara Scapini, a edição deste ano contará com novidades. Uma delas é a participação da Ângulo Social Consultoria e Projetos Socioambientais, com sede em Belo Horizonte-MG, que ofertou oficinas socioambientais e forneceu mudas de árvores para plantio, ações que devem ocorrer ao longo do ano em todos os municípios engajados no projeto. Outra parceria foi firmada com a Aeca (Associação de Ecologia e Canoagem), que atuará com seus canoistas no recolhimento de detritos no rio. Porém, a principal novidade é a inauguração do “Recanto do Viva o Taquari/Antas Vivo”. “Em paralelo a ação neste sábado, vamos realizar a aula inaugural do Recanto do Viva o Taquari/Antas Vivo, no Parque Ney Santos Arruda. Essa é a grande novidade deste ano. Descerraremos uma placa no local em homenagem e definiremos aquele espaço como recanto do programa, onde nossos parceiros poderão ofertar oficinas para estas temáticas ao ar livre, envolvendo alunos de todas as redes de ensino, mediante inscrição prévia. Isso vai acontecer ao longo de todo o ano”, revela Gilmara.

Foto: Luís Fernando Wagner

A 17ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, neste sábado, a partir das 7h30, envolverá os municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Roca Sales e Venâncio Aires. Nas 16 edições anteriores, os mais de 6 mil voluntários recolheram cerca de 50 toneladas de lixo do leito e das margens do rio Taquari.

Recomendações aos participantes

Os voluntários interessados em participar da ação neste sábado (23) devem se inscrever no site da Acil ou nas redes sociais da PV Lajeado no Facebook ou no Instagram (@parceirosvoluntarioslajeado). A ficha de inscrição junto com o termo de adesão devem ser impressos e entrgues à organição no dia do evento. Conforme Gilmara Scapini, o voluntário deverá trajar camiseta de maga longa, calça comprida, calçado fechado, luvas e boné ou chapéu. É indispensável também a aplicação de filtro solar e repelente. Quem participar da atividade em embarcações, deverá usar também o colete salva-vidas. Sacolas de lixo serão entregues aos participantes no dia.

Pontos de encontro nos municípios

Lajeado- Porto dos Bruder

Estrela- Parque da Lagoa

Arroio do Meio- Balneáreo do Bairro Navegantes

Cruzeiro do Sul- No acesso à antiga prainha (sujeito à mudança)

Bom Retiro do Sul- Parque da Marina

Venâncio Aires- Academia ao ar livre de Grão-Pará

Roca Sales- Parque Náutico

Programação

8h início – abertura
8h15 – ginástica laboral
8h30 – início atividades educativas – incluindo o recanto do programa (lançamento da placa) e oficinas inaugural (Lajeado)
9h30 /10h30 – encerramento do recolhimento dos resíduos sólidos
11h30/12h15 – encerramento das atividades – na volta do circuito das aguas

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui