Em visita ao Vale, ministro Pimenta afirma que governo federal quer identificar onde processos de reconstrução estão travando

Ainda em junho, ministros de várias pastas devem se reunir com prefeituras para detalhamento dos processos


2

O município de Arroio do Meio recebeu no final da manhã deste domingo (2) uma comitiva do governo federal, com a presença do ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta; o secretário executivo do Ministério da Reconstrução, Maneco Hassen, e o secretário nacional da Defesa Covil, Wolnei Wolff. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Danilo Bruxel e a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen; além do secretário de Administração, Áureo Scherer.

A comitiva visitou a cozinha solidária do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), onde também almoçou e pôde ouvir pessoas da comunidade. O roteiro seguiu pelo Bairro Navegantes, Ponte de Ferro e encerrou na ponte da ERS- 130, com passagem da comitiva pela passadeira do Exército até chegar em Lajeado.

Em suas colocações, Pimenta disse que todas as famílias que têm renda de até R$ 4,4 mil vão receber uma casa nova, num local seguro.

“O que mais me incomoda é a demora para as coisas acontecerem. Aqui no Vale do Taquari, nós contratamos 1.670 casas nas enchentes do ano passado e nenhuma começou até hoje, por quê? Vamos descobrir onde está trancando.”

Para isso, estão previstas para o mês de junho a realização de reuniões com ministros de diferentes pastas no RS, com os municípios atingidos de forma individual, para verificar o que está trancando os repasses de verbas e a execução dos trabalhos necessários, como a construção de casas por exemplo. “Nós vamos fazer com que esse processo ocorra com rapidez”, afirmou.

Na mesma linha, o secretário executivo do Ministério da Reconstrução, Maneco Hassen, destacou a preocupação em identificar o que está impedindo o avanço da reconstrução. “Queremos saber onde travaram os recursos das enchentes passadas, que foram de quase meio bilhão e que a gente sabe que não avançaram, e as casas são um exemplo disso”, ressalta.

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, espera que a visita deste domingo, em que as autoridades viram pessoalmente a situação do município, consiga sensibilizar. “O estrago é muito grande e nós não temos como reconstruir nossos municípios sozinhos.”

Além dos acessos e moradias, Bruxel ainda fez um apelo pelas empresas e pela agricultura que também foram muito afetados. “Esperamos que nos atendam o quanto antes”, aponta.

Antes de Arroio do Meio, o grupo também esteve em Muçum onde visitou locais atingidos e conversou com pessoas das comunidades.

Texto: Rita de Cássia
[email protected]

2 Comentários

  1. Importante que todos façam sua parte, governo, organizações e sociedade, só assim venceremos esse desafio.

  2. Ainda bem que o povo foi solidário consigo mesmo e tivemos as empresas e voluntários que trabalham arduamente e diuturnamente para restabelecer o mínimo de ordem e dignidade das nossas cidades. Passados 32 dias e até agora só turismo de enchente por parte do governo federal PT LULA. Ao invés de virem pra cá e se dedicarem por soluções, fazem palanque político com sua militância, uma vergonha total. Nota 0 para essa turma do L que mama nas costas da direita e de quem priduz. Estamos aqui esperando os bilhões a fundo perdido que só mandam pra países ditatoriais, estamos esperando o perdão da dívida do estado de 94 bilhões que foi negada e votado contra o perdão pelos deputados do PT DO RS, AGORA PERDOAR DIVIDAS DE PAÍSES DE PAISES CALOTEIROS DE EMPRESAS CORRUPTAS E PRESIDENTES COMO MADURO SÃO CAMPEÕES. ENTAO ASSIM O ESTADO RS PRODUZ E GERA IMPOSTO DIGAMOS 6 FATIAS, MAS RECEBE DE VOLTA UMA. VIMOS NESSA TRAGÉDIA FALTA DE VONTADE POLÍTICA, FALTA DE COMANDO DO GOVERNO FEDERAL, INSTITUIÇÕES QUE SÓ TEM EGO E NA PRÁTICA NAO FUNCIONAM, ESTAO AI PARA MANTER AS TETAS. SE FOSSE A DIREITA NO GOVERNO COM BOLSONARO ESTARÍAMOS COM VOZ FORCA E SIDO ACOLHIDOS. MAIS UMA VEZ QUEREMOS O QUE É NOSSO, NÃO É FAVOR, SAO NOSSOS IMPOSTOS CRIADOS PELA GERAÇÃO DE RIQUEZA DO PRÓPRIO POVO GAUCHO, QUEREMOS A RECONSTRUÇÃO DOS ACESSOS, DE MORADIAS, DE CAPITAL PARA O RESTABELECIMENTO DAS EMPRESAS E GERAÇÃO DE EMPREGO. QUEREMOS A DRAGAGEM PERMANENTE DO TAQUARI ANTAS. NUNCA ESQUEÇAM AS COTAS DESSA ENCHENTES SE DEVEM AOS AMBIENTALISTAS QUE NUNCA DEIXARAM POR 50 ANOS DRAGAR O RIO E AS PREFEITURAS USAREM ESSE MATERIAL DAS MARGENS, OCASIONANDO ASSOREAMENTO. PORQUE O PT MANTÉM SÓ 10 EMPRESAS PARA EXPLORAR O ASSOREAMENTO DOS RIOS, POUCO ESTRANHO NEH. O GUAIBA PODIA ESTAR COM COTAS BEM MENORES SE TIVESSEM HOJE UMAS 200 EMPRESAS EXPLORANDO SEU LEITO. POIS É COISA QUE SÓ DE QUEM É PT DESVENDA ESSES MISTÉRIOS.
    E SÃO CAMPEÕES EM MENTIRAS E CAMBALACHOS. SE TEM DINHEIRO E PT COM CERTEZA HAVERÁ ROLO E CORRUPÇÃO. ONDE VC VAI VER O PT FAZER ALGO DE BOM SE AS PESSOAS QUE ESTAO NO GOVERNO NUNCA GERARAM UM EMPREGO E NAO SABEM DAR VALOR AO DINHEIRO DOS TRABALHADORES. GASTAM A TOA POIS NAO É DELES INFELIZMENTE, OLHA O PAI DELES LULA BILHOES EM VIAGENS EM DOIS ANOS E NADA DE RETORNO, SO VENDENDO O BRASIL PARA OS ESTRANGEIROS. SO COM DINHEIRO DO GASTO DO LULA EM VIAGENS E HOTEIS CARÍSSIMOS, TERÍAMOS HOJE TODAS AS PONTES DO RS GARANTIDAS PARA RECONSTRUÇÃO SÓ COM DINHEIRO DOS HOTEIS QUE O LULA GASTOU POR AI.

    VOLTANDO AO FOCO, PARABÉNS A NÓS VOLUNTÁRIOS, A PREFEITURA DE CHAPECÓ E TANTOS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES QUE ARREGAÇAM AS MANGAS E FIZERAM PELAS PESSOAS E AS PESSOAS QUE SALVARAM VIDAS NAQUELA NOITE HORRÍVEL.
    VAMOS RECONSTRUIR E CONTINUAR COBRAR OS INVESTIMENTOS QUE SÃO NOSSOS DIREITOS E REPUDIAR ESSE MOMENTO DE CRISE O PESSOAL DO L DO PT QUEREREM FAZER PALANQUE POLÍTICO PARA SE PROMOVER EM CIMA DA DESGRAÇA DE NOSSAS CIDADE COMO FOI EM SETEMBRO DO ANO PASSADO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui