Emater realiza levantamento dos prejuízos causados pelas enchentes no Vale do Taquari

Apanhado deve ser finalizado até a metade da próxima semana


0
Foto: Taline Schneider/ Imprensa da Emater/RS-Ascar

Em entrevista para a Rádio Independente, na tarde deste sábado (11), o gerente regional da Emater/RS – Ascar, Cristiano Laste, destacou a sua preocupação com a área rural e frisou que a entidade realiza um levantamento dos prejuízos causados pela enchente no Vale do Taquari.

“Toda a região foi afetada pelo excesso de chuva. Até a metade da semana deve ser finalizado o levantamento, pois ainda tem várias comunidades que a gente não consegue acessar de forma regular para fazer esse levantamento”, declara.

Laste já adiantou que a principal preocupação da entidade está na alimentação dos animais, já que muitas pontes foram levadas pelas águas, o que prejudica a entrega de alimentos nas propriedades. “Hoje o maior problema são os animais. As lavouras estão no período de entressafra, na finalização da colheita da soja e o milho para silagem foi praticamente todo colhido, mas os produtores de leite e de gado de corte tiveram as suas propriedades varridas pela força da água e a reserva alimentar que eles tinham, hoje não existe mais”, relata.

O gerente regional ainda acrescenta que o excesso de chuva faz com que as pastagens não se desenvolvam e por isso a alimentação dos animais precisa ser suplementada. “O custo desse alimento pode se tornar inviável para a continuidade da atividade”, observa.

O gestor ainda acrescenta que várias Prefeituras atuaram na formação de acessos emergenciais para escoar a produção que estava pronta ou para levar alimentação até as propriedades, mas existe a preocupação com deslizamentos de terra que podem prejudicar estes acessos.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui