Empresa de Estrela é adotada por Associação Comercial de cidade catarinense

Cacis contabiliza 67 empreendimentos afetados pela enchente e objetivo é que cada um deles seja apadrinhado por entidades de outras regiões


0
Foto: Tiago Silva/Arquivo Rádio Independente

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela contabilizou 67 empresas associadas à Cacis com prejuízos causados pela enchente do início deste mês. O presidente da entidade, Claus Wallauer, relatou durante entrevista ao programa Panorama desta quarta-feira (22), que diversas ações estão sendo tomadas para viabilizar a retomada dos empreendimentos. Entre as medidas, está a parceria com associações de outras regiões do país, para que os lojistas afetados pela cheia sejam adotados e possam recomeçar suas atividades.

“Um dia depois do outro, por que cada dia nós precisamos ter muita resiliência, muita vontade para retomar”, afirmou Wallauer. Para isso, cada momento é utilizado para que iniciativas sejam implantadas em benefício das 67 empresas associadas à Cacis atingidas pelas enchentes. Uma dessas ações está sendo trabalhada desde o início da semana e visa a adoção dos empreendimentos por associações de outras regiões do país, nos mesmos moldes das cidades que foram adotadas por outros municípios.


ouça a entrevista


A primeira parceria já foi concretizada e viabiliza o apoio da Associação Empresarial de Rio do Sul, Santa Catarina, a uma empresa de Estrela. O presidente da Cacis explicou que a entidade catarinense irá prestar o apoio, seja com estoque ou equipamento, para que o negócio estrelense possa ser retomado. A seleção foi feita pela sintonia das atividades desenvolvidas pela entidade e pela empresa. “É um verdadeiro padrinho, uma verdadeira madrinha, na questão de ajudar as pessoas”, considerou.

Outras iniciativas também já foram encaminhadas pela associação. Uma delas é o convênio com o Sicredi para a abertura de uma linha de crédito de até 72 meses, com seis meses de carência e com taxa especial de juros para os empreendimentos afetados.

A própria Cacis foi afetada pela enchente, tendo dois pavimentos do prédio atingidos pelas águas.

Reconstrói Estrela

Claus Wallauer também falou sobre a Associação Reconstrói Estrela, que surgiu a partir do movimento de chamar as lideranças para dentro da Cacis. Diversos assuntos são debatidos em todas as áreas de necessidade neste pós-enchente. Um dos exemplos é a identificação de um local para que sejam construídas as casas para as pessoas que perderam suas residências.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui