Empresa que vai administrar área no Parque Ney Santos Arruda deve apostar em área gastronômica em containers no começo da operação

Com investimento mínimo de R$ 1,5 milhão, a Urbanes vai começar a exploração com pelo menos cinco espaços gastronômicos, e já estuda projetos de ambientação e ampliação de lojas no entorno, bem como avanço na exploração aquática no Rio Taquari


0
Parque Ney Santos Arruda (Foto: Gabriela Hautrive)

A Prefeitura de Lajeado firmou parceria público-privada com a Urbanes Parques, de Santa Maria, que vai administrar uma área do Parque Ney Santos Arruda, na orla do Rio Taquari. A área concedida por 10 anos tem 12 mil metros quadrados e fica próxima ao rio e ao Porto dos Bruder, de onde foram retiradas algumas casas.

Com investimento mínimo de R$ 1,5 milhão, a empresa vai começar a exploração com pelo menos cinco espaços gastronômicos, e já estuda projetos de ambientação e ampliação de lojas no entorno, bem como avanço na exploração aquática no Rio Taquari. “O espaço é bem grande para o crescimento ao longo de 10, 15, 20 anos”, ressalta o fundador da Urbanes, Hélio Militz Júnior, em entrevista ao Redação no Ar desta terça-feira (19).

No começo de sua concessão, a Urbanes pensa em containers e estrutura metálica para iniciar a operação e deixar local mais atrativo. “A ideia nossa é começar operando com alguns containers para ter uma operação rápida ali, mas não sei se essa vai ser a construção definitiva. Óbvio que tudo dentro de padrões de embelezamento e ajardinamento, bem planejado, com projeto arquitetônico”, ressalta.

A parceria para administração de parte do Parque Ney Santos Arruda foi firmada no dia 21 de fevereiro. A Urbanes foi a única a participar da licitação. Agora está na fase de assinatura de contrato. Após isso, a empresa tem 60 dias para entregar um projeto para a prefeitura. Quando aprovado, a concessionária deve começar as obras em até 30 dias. Pelos cálculos do responsável, os trabalhos devem começar ainda no primeiro semestre de 2024. Hélio Militz Júnior não deu prazo de conclusão, mas adiantou o interesse na empresa numa realização rápida.

“A gente está muito motivado com esse projeto. A gente está com mil ideias ótimas, não só com essa questão gastronômica, mas com atividades para crianças, com atividades recreativas e culturais. A gente está trabalhando muito forte para trazer atrativos para a cidade e movimentar aquela região, que é uma região nova e com potencial fantástico”, destaca.

“Já tem empresas interessadas em operar atrativos”, adianta ele, sobre parcerias que podem surgir. O objetivo ao ampliar os locais para locatários é fomentar negócios, eventos, feiras e atividades culturais, com um mix de produtos variados.

Um dos desafios será a questão da segurança, devido àquela área pegar enchente. Por isso, o empresário reforça que a Urbanes vai trabalhar no desenho de uma matriz de risco para enfrentar os eventos climáticos e reduzir as perdas. “A segurança de todos é a principal preocupação”, pontua. “Esse é o desafio maior, mas a engenharia está aí para ajudar a construir”, ressalta.

Parque Histórico

A Prefeitura de Lajeado também busca conceder o Parque Histórico Municipal. Para isso foi lançado um plano de manifestação de interesse, no qual a Urbanes participou, apresentando algumas ideias de utilização do espaço. O fundador da empresa diz que é um projeto desafiador, porque é um parque que pode ser melhor aproveitado. Segundo ele, é uma estrutura fantástica, mas que está depreciada.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui