Empresários pedem solução para alagamentos na “rua do valão” em Lajeado

Vereador Deolí Gräff (PP) se reuniu com representantes do movimento “Ação Pelo Valão” na manhã desta quinta-feira (24) e levará demanda ao poder executivo


0
Problema maior ocorre por conta de um pontilhão existente na via, segundo os empresários (Foto: Gabriela Hautrive)

Empresários com estabelecimentos localizados na Avenida Décio Martins Costa, popularmente conhecida como a “rua do valão”, estão buscando melhorias para o local por conta da água que fica acumulada no trecho, entre as ruas Santos Filho e João Pessoa, que fazem divisa com os bairros Centro e Hidráulica, em Lajeado. A mobilização surge através de um grupo, com cerca de 15 integrantes, chamado de “Ação Pelo Valão”. Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deolí Gräff (PP), foi até o local a pedido dos empresários.


ouça a reportagem


 

Ricardo Damo, que possui uma autoelétrica há 22 anos no endereço, conta que basta chover um pouco para que o problema se torne visível. “Passando de 10 minutos já temos um acúmulo de água que vem lá de cima de Olarias, e a demanda vem aumentando ao longo dos anos, se tornando insustentável, a não ser que o poder público tome alguma providência, que é o que nós esperamos, para aliviar isso e não ocorrer o que acontece com veículos sendo inundados”, relata. Existe um pontilhão na via, próximo da esquina entre as ruas Santos Filho e João Pessoa, e conforme o empresário, a retirada dele já resolveria grande parte do problema.

“Nós temos um canal que vem lá de cima que é 6m por 3m, e quando chega nesse pontilhão ele acaba virando 6m por 2m, então realmente vai acabar fazendo um gargalo, que a água vai se estender e gerar um alagamento”, explica. Outro proprietário de comércio no local, Jairo Cardoso, conhecido como “Stampinha”, também fala sobre o problema. “É uma situação pública, não só para nós aqui, para quem deixa carro estacionado, para quem trafega por aqui, porque na verdade isso é uma porta de entrada de Lajeado, pra pegar a Bento Rosa e acessar a BR-386, automaticamente passa pela Décio Martins Costa”, pondera.

Esquerda para direita: Vereador Deolí Gräff e empresários, Ricardo Damo e Jairo Stampinha (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme Stampinha, que mantém uma lavagem há cerca de três anos no endereço, em dias de chuva a avenida se torna um problema não somente para os motoristas, como também para os pedestres. “Vem água do Bairro Hidráulica e água do Centro, acaba ficando empossada, um pedestre caminhando na calçada, com certeza irá tomar um banho. Essa água deveria ser escoada, estamos falando de um valão, e porque ela fica empossada nas esquinas?”, questiona.

O vereador Deolí Gräff entende que a avenida é importante para cidade e levará a demanda dos empresários ao poder executivo. “Penso que são várias medidas que podem ser tomadas aqui, a retirada do pontilhão é uma delas, temos que ver toda uma revitalização dessa área da cidade”. Há um projeto para construção de um Parque de Esportes no local e a revitalização da Décio Martins Costa seria contemplada na obra. “Vamos encaminhar isso para secretaria do Planejamento, que trabalha nesse projeto e ver qual a alternativa para solucionar o problema”, pondera.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui