Encantado assina convênio e fica próximo de construir primeiras casas

Plano do governo municipal inclui a construção de 565 novas moradias


0
Foto: Divulgação

Encantado deu mais um passo em seus projetos habitacionais destinados à reconstrução de moradias para as vítimas das adversidades climáticas ocorridas em setembro de 2023 e maio de 2024. Na tarde de terça-feira (2), o prefeito Jonas Calvi esteve na Secretaria Estadual de Habitação para assinar um convênio com o Governo do Estado para a construção de 35 casas no Bairro Lambari, através do programa estadual “A Casa é Sua” – Calamidade.

A assinatura do contrato marca uma etapa importante no plano de reconstrução habitacional do município. “Apesar de não acontecer com a rapidez desejada, a assinatura nos deixa confiantes de que, passo a passo, vamos atender toda a demanda em habitação e seguir com o processo de recuperação e desenvolvimento de Encantado”, afirma o prefeito.

Construção de 565 moradias

O plano do governo municipal inclui a construção de 565 novas moradias. Destas, 203 já estão autorizadas e 357 estão sendo analisadas pelo governo federal. Além das 35 casas, o plano prevê a edificação de 168 habitações através do governo federal. Dessas, 68 apartamentos serão construídos em condomínios residenciais no Bairro Navegantes, em área segura e livre de inundações. As outras 100 casas serão edificadas no Loteamento União, no Bairro São José (Faterco), também em uma região protegida de enchentes. As obras dessas unidades estão previstas para iniciar nos próximos meses.

Há ainda um pedido em análise na Defesa Civil Federal para a construção de mais 357 unidades habitacionais para os moradores afetados. A área dessas construções ainda não foi definida.

Iniciativa privada

O município também conta com o apoio da iniciativa privada. Por meio do Lions Clube, serão construídas cinco casas no Distrito de Palmas. Recentemente, foi assinado o protocolo de intenção para a doação das cinco moradias, e o Projeto de Lei que autoriza o Município a receber a doação foi aprovado pelo Poder Legislativo na sessão da última segunda-feira (1º).

O programa SOS Habitar, liderado pela Acie de Encantado, busca a edificação de moradias para pessoas afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra que não se enquadram nos critérios dos programas dos governos estadual e federal. As construções serão habitações temporárias, e a captação de recursos será feita por meio de doações da iniciativa privada. Nesse caso, o município participará doando terrenos para a construção. A doação de dois terrenos para a associação também foi aprovada na sessão da última segunda-feira. As áreas de dois mil metros quadrados estão localizadas na Rua Antônio Polese, no Bairro Planalto. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui