Entenda a relação entre Reforma Tributária, alíquota do ICMS e decretos de aumento dos preços no Rio Grande do Sul

Economista Cintia Agostini explica como tudo isso afetará o bolso do contribuinte


0
Cintia Agostini (Foto: Fernanda Kochhann)

No quadro Direto ao Ponto desta terça-feira (2), a economista Cintia Agostini explicou como a Reforma Tributária, mesmo sem entrar em vigor, já está afetando a economia do Rio Grande do Sul (RS).

A Reforma Tributária brasileira, que deve entrar em vigor nos próximos anos, propõe várias mudanças. Uma delas diminui o que se arrecada de impostos com combustíveis, energia, telecomunicações, entre outros.

Vários estados passaram a alíquota de 17% para 19%, 20% ou 21%. No Rio Grande do Sul, as perdas representariam uma perda de cerca de R$ 4 bilhões. Por isso, o governo propôs passar a alíquota do ICMS de 17% para 19,5%, que não foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Em contrapartida, o governo propôs decretos para retirar benefícios de algumas cadeias produtivas, sendo que os alimentos foram o que mais repercutiram.

Na ultima quarta (27) ocorreu uma reunião entre governo e as principais federação, onde foi retomada a proposta de ajuste na alíquota para que os decretos não entrassem em vigor. Assim, os decretos foram postergados em 30 dias e um novo projeto será encaminhado para análise da Assembleia

De qualquer forma, será mais imposto para o consumidor e isso afetará o bolso do contribuinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui