Entenda como deve funcionar o novo sistema de alerta e prevenção de enchentes que entrará em operação no RS

Anúncio foi realizado pelo governo federal na tarde desta sexta-feira, em Lajeado


0
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (15), em Lajeado, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que está em fase de testes e deve iniciar as operações em abril, pelo Rio Grande do Sul, um novo sistema moderno de alertas e prevenção de enchentes.

Logo após os pronunciamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua comitiva de ministros, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, concedeu entrevista para a Rádio Independente e explicou como deve ser o funcionamento deste novo sistema.

“Nós temos alertas da Defesa Civil Nacional e das Defesas Civis dos estados e municípios, através de Telegram e WhatsApp, mas não é tão eficiente porque as pessoas precisam se cadastrar; como só uma minoria se cadastra, não tem tanta eficiência”, frisou.

“O sistema que está em fase de testes é um sistema via celular, que em função da celeridade do desastre, pode mandar uma mensagem ou pode tocar ininterruptamente independente do cidadão querer ou não, desde que ele esteja dentro de uma área onde há possibilidade de ocorrer grande desastre. É um sistema novo, avançado, que já está em uso nos Estados Unidos, Japão, Alemanha e Chile”, explicou.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui