Entenda por que a Prefeitura de Lajeado fechou bica d’água no São Cristóvão

“Gasto R$ 1400 de energia por mês com o poço, mas sei que apesar de estar em meu terreno, a água é de todos”, diz Darci Werner


24
Foto: Joel Alves/Rádio Independente

Por 23 anos muitos moradores de Lajeado e até de cidades vizinhas buscavam água em uma torneira na rua Guanabara, 200, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado. 

Segundo o morador deste endereço, Darci Werner, ele mandou fazer o poço artesiano em 2001 e descobriu que a água encontrada se tratava de água mineral. Ao saber disso, instalou uma torneira do lado de fora de seu muro, possibilitando que qualquer pessoa pudesse beber dela também. “O poço é meu, o terreno também, mas entendo que a água é de todos”, salienta Werner. 

Preocupado com a qualidade da água, Werner faz a limpeza do reservatório duas vezes por ano e uma análise da qualidade da água, além de gastar em média R$ 1400 por mês em energia elétrica para manter os reservatórios sempre cheios. “Sei que apesar de estar em meu terreno, a água é de todos”, fala Werner. 

A reportagem procurou a Coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, que salientou a existência de portarias para distribuição de água para a população junto ao Ministério da Saúde. “Com base nessas portarias foi feita uma vistoria e solicitar as adequações necessárias ou a retirada da torneira para evitarmos contaminações na população“, esclareceu ela. JA

 

24 Comentários

  1. Preocupação com a súde da população?Duvido muito que essa gente tem realmente algum sentimento de bem querer ao próximo.Se tevessem deixariam pegar água,que é analizada e apta para o consumo humano.

  2. Contaminação o bolso deles querem que o pessoal comprem água mais Contaminação que tem essa da corsan que chega vim suja na torneira

  3. Que idiotice 23 anos não contaminou ninguém agora vai continuar eu já tomei água dessa torneira e nunca tive problema se essa mulher não tem oque fazer vai olhar o barro das enchentes que ainda estão amontoado pelas ruas de lajeado isso sim pode contaminar a população .

    • Realmente uma vergonha mas vamos lembrar bem disto nas próximas eleições porque os bairros estão cheios de entulhos de enchente até agora e contaminando tudo e isto fazem vistas grossas, nós consumimos esta água e nossa saúde só melhorou, querem enfiar a água cheia de produtos e cloro da Corsan na gente onde tu abre a torneira o cheiro de cloro exala muitas vezes. Tudo política e este Senhor com um coração tão bom pensando no povo , coisa que muitos que administram nossa cidade não fazem. Esta criatura aí tinha que ficar calada se era pra falar besteira.

  4. Opa! Tem duas situações nesta situação. Primeiramente o proprietário não pode ter este gasto. Este gasto e manutenção da bica deve ser da prefeitura. Porque a Fruki pode retirar água mineral de graça e eu não posso pegar está agua também de graça? A prefeitura deveria manter diversas bica no município pois estamos em cima de um lençol de água muito bom. Está água só serve pra comercialização? Pra min este tal de meio ambiente só vem pra tracar as coisas! São uns tranca ruas, uns mequetrefe. Fica a minha opinião.

  5. Prefeitura agindo em acordo com uma grande empresa da Cidade, que usa a água mineral para venda comercial, diferente do Sr. Darci, que distribui. Lamentável.

  6. Uma excelente sugestão, a exemplo do que fazem já há muito tempo em Rondinha, é deixar uma bica, ou mais, disponíveis para a população! Grande ideia!!! Bora acionar nossos vereadores!

  7. Concordo com você Evandro, o problema é aa grande empresa que vende essa mesma água. Morei perto e muitas vezes tomei água dessa torneira é a mesma água que é vendida em galões. Vamos acionar os vereadores água é um bem de todos.

  8. Sempre o módus operantis do PP de Lajeado. Quando é alguém ou alguma empresa que não faz parte da turma deles, eles acham alguma coisa para importunar. E profundamente lamentável o fechamento dessa bica, vale lembrar que várias análises feitas em águas minerais comercializadas, vem.com.alto teor de micro partículas de plástico. Vamos ver quantas pessoas realmente vão dar a cara, para tentar reverter essa situação. Se a PPrefeitura, sim com dois PP, conseguir provar uma única contaminação nestes anos.todos, eu retiro o que disse. Pq não se preocupam com o bem estar das pessoas atingidas pelas enchentes?

  9. É realmente lamentável o que acontece nessa nossa cidade, ninguém se preocupa com mosquitos, terrenos, ruas e parques , cheios de matos , ou será que eu estou ficando meio cego será? Mas se quiserem umas fotos podemos providenciar e ou passem no parque dos Dick, que é nosso parque mais conhecido, será que esse nosso povo do ar condicionado se preocupa com o munícipes da cidade? Um viva também aos caras da eurovias que estão a todo vapor na 386….mas por incrível que pareça ninguém se manifestou ainda pra dizer uma palavra.

  10. Pessoal, as exigências que estão sendo solicitadas, podem ser resolvidas. Pedem OUTORGA DO POÇO e UM TESTE DE VAZÃO. É preciso que a Prefeitura cuide disso, ou as pessoas fazerem uma vaquinha e pagar. Não existe outro motivo p não reabrirem a BICA. É preciso se juntar aos órgão da Prefeitura, mas de PREFERÊNCIA C OS VEREADORES. ELES PODEM SOLUCIONAR. VAMOS CONTATAR OS VEREADORES EM QUEM VOTAMOS. PODEMOS VENCER ESSA PARADA. SÓ NÃO DORMIR NO PONTO PESSOAL. BRASILEIRO PRECISA TER MAIS VONTADE DE FAZER JUSTIÇA. ONTEM JÁ FALEI C O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES. VCS POR FAVOR FAÇAM O MESMO!!!!

  11. Sacanagem emm !
    Porque maís podre e contaminada que a da Corsan é isso se torna quase impossível.
    Esse pessoal dizem se responsável pela saúde, eles não tem e vergonha na cara…

  12. Se for o caso dos gastos cada pessoa que pegar a água deixa um 1 real 2 real 5 real a quantia que s pessoa quizer doar isso já ajuda muito nos gastos pra manter.

  13. Vamos abrir um abaixo assinado na cidade para reabrir o poço ainda mais em épocas de eleição garanto que o resultado e favorável a reabertura do poço

  14. Olha pego dessa água única e exclusivamente para beber, ou seja mantenho um galão de 3 litro na geladeira e outro fora, no último ano e meio de consumo direto pra beber…mas isso eu faço de pegar água por pelo menos uns 5 anos ou mais, nunca tive absolutamente nada nesse tempo todo…o que acredito, e, isso já circulou em outros tempos que a empresa que se sente prejudicada, inclusive teria entrado com uma ação para fechar a bica(torneira), cabe a nós nos mobilizarmos contra isso. Fica como sugestão se já não existir, criar uma associação dos moradores da rua, abrir uma conta e quem consome dessa água contribuir, e assim podermos ajudar o Sr. Werner a custear os valores gastos para manter o poço. Outra situação, quanto essa empresa paga ao governo, ou ao município para poder usar essa água e comercializá-la, ou simplesmente paga a outorga e apresenta os laudos (testes) de salubridade.

  15. Acho justo proibir. Essa vantagem de explorar a agua de graça e ainda lucrar vendendo é somente da FRUKI, o cidadão comum não deve fazer isso. (Contém ironia!)

  16. A Fruki que tá dando risada desta história.
    Utiliza a água pública , não gasta 1 centavo p isso e ganha milhões……
    Fruto de um acordo governamental do tempo do presidente Gaisel…..envolvendo favores , amizades e concessões inadequadas frente ao uso público dos dos recursos naturais.
    Esta história poucos sabem pois não convém vir a tona, e digo, nem vai vir …

    O dia que esta questão for explanada, trará junto muitas questionamentos da sociedade!!

    Enquanto isso a Água da Pedra( que é um excelente produto) alem de outros sub produtos da industria de bebidas ,faz sucesso ,remunerando muito bem seus “proprietários” !!!!

    Quanto as concessões, tem mais casos em Lajeado que também caracterizaram exploração privada indevida e que foram viabilizadas na base do canetaço do Presidente Gaisel…isso dá um livro.

    Parabéns aos Dr.Darci, um autêntico ser humano que pensa no bem comum.

  17. Lamentável essa decisão da Prefeitura de Lajeado,com tanta coisa pra resolver na cidade vai se incomodar com agua dada ao povo de graça , eu consumo essa água a três anos desde quando mudei pra Lajeado, nem eu nem minha familia tivemos problema algum , esse prefeito deveria oferecer era ajuda pra pagar as despesas do poço e não criar caso. Quero ver quando chegar a eleição.

  18. Não vou dizer o que penso pq não é bonito. Se tivesse alguma questão, e não tem, a prefeitura deveria orientar e resolver, inclusive por conta própria já que é uma assunto de extremo interesse da população.
    Acho que tomaram o pior caminho possível, devem desculpa a população.

  19. Alô prefeitura…. Tem ruas inundando a cada chuva por falta de limpeza de boeiros e por bocas de lobo pequenas e entupidas. Sério mesmo que a maior preocupação é a bica???

  20. Qual a segurança dessa mulher da vigilância sanitária estar coerente em relação pureza da água? Antes de supor impureza, solicita a limpeza e continua com a doação de água. A água de um rio que lava a sujeira de várias cidades tem mais riscos que um poço. Com esse episódio da para ver claro que a fruki deveria colocar uma torneira na frente da empresa e que não merece os clientes da cidade.

  21. Catiana Lanius quais seriam essas adequações? Vc pode me responder?Faz esse favor 👍 Senhor Vavá o que vc pode me dizer a respeito dessa situação da senhora Catiana Lanius, que eu acho um absurdo isso água podre da Corsan não contamina ninguém senhora Catiana Laniis?

  22. Eu não faço uso desta água, pois resido longe, mas tenho conhecimento de que serve para consumo há muitos anos! Louvo o Senhor Darci que preserva e ainda gasta para manter este benefício para todos. Grande exemplo! Agora vem um burrocrata e determina o fechamento da bica. Lamentável! Estamos indo ladeira abaixo em matéria de humanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui