Entenda por que o Irã atacou Israel e o que pode acontecer agora

Conflito no Oriente Médio vive nova fase após ofensiva iraniana na madrugada deste domingo (14)


0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

À medida que os mísseis e drones iranianos voavam em direção a Israel, trouxeram consigo uma nova onda de tensão, incerteza e confronto no Oriente Médio. O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas ameaças e já lidamos com elas no passado”, afirmou o porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari.

Militares israelenses estimam que pelo menos 200 drones e mísseis foram lançados. Segundo as Forças de Defesa de Israel, a ameaça sobre o espaço aéreo do país já estava sendo monitorada pelas autoridades.

O Irã lançou seu ataque sem precedentes em resposta a um suposto ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, no início deste mês.

As decisões tomadas pelo Gabinete de Guerra de Israel ditarão os próximos passos imediatos. Um dos membros, Benny Gantz, disse que Israel “exigirá um preço do Irã da maneira e no momento que nos for conveniente”.

A linha dura do governo israelense pediu uma ação firme. O Ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou a uma resposta que “ressoasse em todo o Oriente Médio”, e o Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, disse que Israel deveria “enlouquecer”.

Mas o Irã afirmou que foi aberta uma “nova equação” na sua relação adversa com Israel e alertou para um ataque “muito maior” ao país caso o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, decida um ataque retaliatório.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui