Equador prende líder de facção que fez país declarar estado de emergência

Fabrício Colón Pico Suárez, líder do Los Lobos, fugiu da prisão em meio à crise de segurança que eclodiu em janeiro


0
Foto: Reprodução/Polícia do Equador

Depois de três meses de uma fuga que desencadeou uma das piores crises de segurança atuais na América Latina, a polícia do Equador disse ter prendido nesta segunda-feira (22) um dos líderes da facção criminosa Los Lobos.

A facção foi responsável por detonar a onda de violência que tomou conta de várias cidades do país em janeiro deste ano e fez com que o presidente, Daniel Noboa, declarasse estado de exceção.

Segundo a polícia, o criminoso preso nesta segunda, Fabrício Colón Pico Suárez, é um dos líderes do Los Lobos. Ele fugiu da prisão em que estava, em Riobamba, na região central andina, em 9 de janeiro, em meio a um ataque do tráfico de drogas que deixou vinte mortos.

Referendo

O presidente do Equador, Daniel Noboa, conquistou um apoio significativo dos eleitores para uma série de medidas de segurança que, segundo ele, o ajudarão a combater o aumento acentuado da criminalidade. Foi isso que mostrou a contagem preliminar de votos do Conselho Eleitoral Nacional neste domingo (21).

As medidas – incluindo patrulhas conjuntas policial-militares, a extradição de criminosos procurados e penas mais longas por terrorismo e homicídio, entre outros crimes – destinam-se a combater o aumento da violência que tem chegado às manchetes internacionais.

Fonte: G1 e CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui